A Gebalis, empresa municipal que tem como missão a gestão do parque habitacional da Câmara Municipal de Lisboa, reabilitou 673 fogos e atingiu praticamente a totalidade da execução orçamental dos contratos-programa no ano passado, de acordo com dados do relatório e contas desta entidade. Indica ainda esta entidade que foi efetuado o reforço dos projetos de intervenção comunitária.
Em informação disponibilizada em comunicado, a Gebalis, através de Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração, destaca que “este ano a execução orçamental correspondeu à totalidade da dotação prevista, tal como em 2022, o que, uma vez mais, concretiza o nosso compromisso em responder às necessidades dos cidadãos que habitam nos 66 bairros municipais de Lisboa geridos pela Gebalis”.
Esclarece a Gebalis que, no ano passado, tiveram início onze ações de reabilitação do Programa Morar Melhor previstas nos bairros 2 de Maio, Açucenas, Alfinetes, Boavista, Bom Pastor, Condado, Flamenga, João Nascimento Costa, Padre Cruz, Rego e Telheiras Sul, tendo sido ainda celebrado um novo Contrato-Programa entre a Gebalis e Câmara Municipal de Lisboa no valor de 100 milhões de euros.
Num balanço do ano de 2023, a Gebalis indica taxa de cumprimento dos acordos de pagamentos com os moradores foi de 55% em 2023, um crescimento notório face aos 12% registados em 2021. A percentagem de recebimentos de rendas emitidas fixou-se nos 86%, um novo aumento face aos 81% reportados em 2021.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com