[weglot_switcher]

Gestão do dinheiro não é uma ciência. Três pilares do sucesso financeiro

Será que não temos vivido nos últimos anos sobre o controlo do dinheiro? Se pararmos para pensar, facilmente percebemos que a nossa sociedade, e muitos de nós por inerência, tem vivido em função do dinheiro.
3 Julho 2020, 10h30

A gestão do dinheiro não é uma ciência, mas por algum motivo tendemos a errar e a cair em armadilhas facilmente evitáveis. Será que existem regras e hábitos que nos podem ajudar a ter sucesso? Neste artigo apresentamos 3 pilares fundamentais para começar o seu caminho, assumindo sempre a premissa de que ter sucesso financeiro está ao alcance de todos.

Controlar o dinheiro

Será que não temos vivido nos últimos anos sobre o controlo do dinheiro? Se pararmos para pensar, facilmente percebemos que a nossa sociedade, e muitos de nós por inerência, tem vivido em função do dinheiro. Por algum motivo, perdemos o controlo do nosso dinheiro e invertemos a relação de forças. Se queremos ter sucesso financeiro temos de controlar o nosso dinheiro, sendo que isso passa por:

·        Definir as nossas prioridades é o primeiro passo para ganhar o controlo do destino do seu dinheiro. Estas prioridades serão espelhadas no nosso orçamento familiar;

·        Defina onde gasta o seu dinheiro, mas garanta que não gasta mais do que ganha. Como costumamos dizer, o orçamento começa a ser construído pelo rendimento.

·        Criar automatismos para colocarmos a inércia a trabalhar para nós.

Definir uma estratégia de poupança e de investimento

O segundo pilar do sucesso financeiro consiste em ter uma estratégia de poupança e de investimento. Nesta fase, costumam surgir dúvidas sobre se temos ou não a capacidade financeira para poupar e se temos os conhecimentos para investir. Diz-nos a experiência que é possível poupar dinheiro, mesmo não sendo fácil. E o dinheiro poupado, seja pelo corte de custos seja pela adaptação do nosso estilo de vida, deve ser usado para aplicar na expetativa de obter um rendimento. Assim, poderemos seguir alguns passos:

·        Definir um programa de entregas programadas para um ou mais produtos financeiros, idealmente um com capital garantido (para servir de fundo de emergências) e outro sem capital garantido (para conseguirmos ter retornos maiores);

·        Estudar e procurar conhecer diferentes aplicações financeiras de modo a alargarmos os nossos conhecimentos e oportunidades;

·        Acompanhar os investimentos com uma periodicidade alargada e percecionar a necessidade de fazer ajustes à nossa estratégia.

Dominar as emoções

O terceiro pilar em qualquer estratégia de investimento consiste em dominar as nossas emoções. Um dos problemas da gestão do dinheiro é um conflito imediato e permanente entre a razão (aquilo que nos queremos no longo prazo) e a emoção (aquilo que queremos hoje). Assim, devemos procurar dominar as emoções, sendo para tal necessário criar regras de atuação. Mais uma vez, o automatismo ajuda-nos bastante pois evita que tomemos decisões baseadas na emoção do momento. Veja-se, por exemplo, a reação da crise económica que representou uma queda expressiva nas bolsas, que tem vindo a ser recuperada lentamente.

Para o ajudarmos a melhor dominar o seu dinheiro e os seus investimentos, criámos o Guia do Investimento, um manual prático com dicas e conteúdos que o ajudarão a refletir sobre os seus objetivos e sobre as estratégias para os atingir.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.