[weglot_switcher]

Gigante canadiana investe 6 milhões de dólares no “ouro verde” português

A Holigen investiu numa área de cultivo em Aljustrel com capacidade para produzir 500 toneladas por ano. Para a Flowr, “a aquisição da totalidade da Holigen é a evolução natural da nossa estratégia global relativamente à canábis”.
3 Setembro 2019, 17h41

A empresa canadiana Flowr Corporation entrou em acordo definitivo para adquirir os restantes 80,2% do Grupo Holigen, ficando assim a controlar a totalidade da empresa que se encontra a operar em Portugal desde do início de 2019, através da compra de ações.

“A nossa empresa está entusiasmada com a conclusão da aquisição da Holigen e, por conseguinte, com a integração de operações em Portugal e Austrália na plataforma canadiana já existente”, informa o comunicado enviado esta terça-feira às redações. A operação teve um custo de 6.299 milhões dólares.

A Flowr está atenta o potencial do chamado “ouro verde” em Portugal, onde já há pelo menos quatro empresas a plantar e a transformar canábis medicinal. De acordo com Vinay Tolia, CEO da Flowr, em 2019 a sua empresa trabalhou “de forma muito próxima com a gestão da Holigen para ajudar no desenvolvimento de ativos, em particular Aljustrel, a instalação de cultivo ao ar livre em Portugal”.

A área de cultivo em Aljustrel tem uma uma capacidade anual de produção prevista de 500.000 quilos. Para o CEO da Flowr, com este nível de produção poderá vir a ser possível que “nos tornemos num produtor de relevo nos mercados mundiais de canábis medicinal e ingredientes farmacêuticos ativos (API), desde logo na Europa e Austrália-Ásia”. Assim, com a conclusão desta aquisição, o subsequente aumento da produção, e a construção contínua do campus em Kelowna, “a Flowr está estrategicamente posicionada para servir o mercado global de canábis a partir de uma estrutura eficiente”.

Nos termos do Acordo, a Flowr concordou em nomear Pauric Duffy, fundador e CEO da Holigen, para o conselho de administração da Flowr aquando do fecho da aquisição. Pauric Duffy passará a assumir as funções de Managing Director para a Europa, continuando desta forma a desenvolver o crescimento da empresa neste continente, onde a Holigen espera investir 45 milhões de euros para a produção de canábis medicinal e gerar 200 postos de trabalho em Portugal nos próximos quatro anos.

A Holigen é um grupo formado em 2018 que reúne duas empresas – RPK Biopharma e TCann – e tem como objetivo criar um líder internacional no mercado em crescimento acentuado da canábis medicinal. Com sede na Europa, é especializado em ingredientes e produtos de canábis de grau farmacêutico, com acesso a mais de 35 países de todo o mundo e com acordos de distribuição em comércio em vários países europeus.

Para a Flowr, “a aquisição da totalidade da Holigen é a evolução natural da nossa estratégia global relativamente à canábis. A combinação entre o design de instalações e o know-how de cultivo da Flowr com a pegada global, experiência farmacêutica e em GMP da Holigen gera uma excelente sinergia. As oportunidades nos mercados de canábis medicinal na Europa e Austrália/Ásia são enormes e a Holigen traz a possibilidade de uma escala incomparável para servir estas regiões”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.