[weglot_switcher]

Gigantes petrolíferas lançam fundo de 750 milhões para acelerar descarbonização

O fundo para a descarbonização vai focar-se em empresas na América do Norte e Europa. As maiores petrolíferas voltam a juntar-se com um objetivo comum, depois do fundo criado em 2017.
Reuters
29 Maio 2024, 12h37

Empresas do sector petrolífero juntaram-se para um objetivo comum: apoiar o processo de descarbonização. A Saudi Aramco, Exxon, Chevron, Repsol, CNPC, TotalEnergies, Shell, BP, Equinor, Eni, Petrobras e Occidental estão a preparar-se para lançar um fundo de 750 milhões de euros.

Este fundo vai servir para as 12 petrolíferas fazerem investimentos em empresas que apresentem tecnologias de futuro que permitam ajudar à descarbonização da poluente indústria.

Segundo informação distribuída à SEC (CMVM norte-americana), o fundo será liderado por Joshua Haacker. O conjunto de empresas vai ainda procurar capital junto de investidores externos, de forma a realizar co-investimentos.

Qual o objetivo? O grupo pretende reduzir 200 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, pretendendo ainda oferecer retorno atraente ajustado ao risco.

O investimento vai focar-se na América do Norte e na Europa, estando alinhado com três metas: redução de metade, redução de emissões de CO2 e captação, reciclagem e armazenamento de carbono.

O fundo para a descarbonização vai procurar empresas que operem no sector energético e industrial, onde se encontra a agricultura e transporte, e procurem financiamento entre os 25 milhões e 75 milhões de dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.