[weglot_switcher]

Goldman Sachs vai criar mais soluções de analítica para serviços financeiros

Por detrás desta novidade, apresentada esta terça-feira no re:Invent, está um reforço da parceria com Amazon Web Services.
30 Novembro 2021, 21h10

O Goldman Sachs e Amazon Web Services (AWS) reforçaram esta terça-feira a sua parceria de longa data para criar novas soluções de gestão e análise de dados para as empresas de serviços financeiros, como hedge funds, gestores de ativos e outras instituições do sector. O banco norte-americano apresentou no re:Invent, que decorre em Las Vegas, uma novidade designada “Goldman Sachs Financial Cloud for Data” que se propõe a redefinir como as organizações podem recolher, organizar e analisar dados na nuvem e, logo, obter conclusões mais rápidas e tomara decisões de investimento mais informadas.

“Aqui estamos a dar um passo em frente. Temos uma enorme quantidade de dados. O que temos percebido com os clientes, através das conversas que temos, é que estão à procura de mais formas de conexão. Obviamente, este anúncio permite-lhes e permite-nos criar poder conjunto para isso e é mais uma etapa no que vejo como a disrupção e a evolução dos nossos negócios”, afirmou o CEO do Goldman Sachs, David Solomon, em conferência de imprensa no evento anual da AWS.

As empresas explicam que este acordo vai reduzir significativamente a necessidade de as empresas de investimento desenvolverem e manterem a básica tecnologia de integração de dados, diminuir barreiras ao acesso a análises quantitativas avançadas sobre os mercados globais e otimizar recursos para se focarem nos retornos do seu portefólio. “Aprendemos muito a ver-vos e a forma como operam”, admitiu David Solomon, dirigindo-se ao número um da AWS, Adam Selipsky.

Lembrando que no re:Invent de 2019 o banco apresentou a sua plataforma de cartões de crédito em parceria com a Apple, o CEO do Goldman Sachs defendeu que a digitalização dos serviços financeiros “permite que os clientes passem realmente mais tempo em tarefas que façam dinheiro”. “Hoje, estamos a redefinir o futuro da cloud para os serviços financeiros ao permitir que os programadores se concentrem na construção de soluções financeiras para os seus clientes”, sintetizou.

“Combinar os dados da Goldman Sachs e mais de um século de conhecimento em serviços financeiros com a confiança, segurança e experiência no sector da AWS vamos reimaginar a tecnologia de serviços financeiros e colocar tecnologias económicas e focadas no programador nas mãos de todas as organizações”, completou Adam Selipsky, sobre o banco que já conta com plataformas como PlotTool Pro e GS Quant.

O AWS re:Invent é uma conferência internacional desenhada para a comunidade global de cloud computing que, depois de uma edição totalmente digital, regressa entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021 para um formato híbrido em que estão a ser apresentadas diversas novidades, realizadas formações e mais de 1.500 sessões técnicas e exposições, organizados eventos after-hours à margem dos palcos principais, entre outros. Nesta edição, o Venetian Hotel recebe 20 mil participantes, dois anos depois de ter atingido um recorde de 60 mil pessoas.

*A jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da AWS

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.