[weglot_switcher]

Google poupa mil milhões anuais por causa do teletrabalho

Durante o primeiro trimestre, a Alphabet, dona da Google, economizou 268 milhões de dólares (221,2 milhões de euros) em despesas com promoções, viagens e entretenimento da empresa, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
  • Os subornos da Google
29 Abril 2021, 17h25

Devido às restrições impostas por vários governos em todo o mundo, o teletrabalho massificou-se e, atualmente, permite às empresas poupar gastos em logística, conferindo aos trabalhadores uma independência que parecia outrora impossível de atingir. A gigante Google, caso mantenha este modelo de trabalho, estima que poupará mil milhões de dólares (825,6 milhões de euros) ao ano, segundo o “LA Times”.

Durante o primeiro trimestre, a Alphabet, dona da Google, economizou 268 milhões de dólares (221,2 milhões de euros) em despesas com promoções, viagens e entretenimento da empresa, em comparação com o mesmo período do ano anterior, “principalmente como resultado do Covid-19”, de acordo com um documento divulgado pela empresa.

Numa base anual, isso corresponderia a mais de mil milhões de dólares (825,6 milhões de euros). A Alphabet escreveu no seu relatório anual, publicado no início deste ano, que as despesas com publicidade e promoção caíram em 1,4 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) em 2020 quando a empresa reduziu gastos, suspendeu/remarcou campanhas e alterou alguns eventos para formatos apenas digitais devido à pandemia. As despesas com viagens e entretenimento caíram 371 milhões de dólares (306,1 milhões de euros).

A poupança compensou muitos dos custos decorrentes da contratação de milhares de trabalhadores, segundo a empresa. A pandemia também permitiu à empresa manter os seus custos administrativos e de marketing estáveis ​​no primeiro trimestre, apesar do aumento da receita em 34%.

A Google é famosa pelas vantagens que oferece aos colaboradores, como mesas de massagem, refeições e retiros corporativos, benefícios extrassalariais que influenciaram grande parte da cultura de trabalho de Sillicon Valley. A maioria da equipa da Google trabalhou remotamente e sem acesso a essas mesmas vantagens desde março de 2020.

No entanto, a gigante tecnológica já planeia o regresso aos escritórios ainda este ano. Ruth Porat, diretora financeira da Google, disse aos investidores que a empresa está a planear um modelo “híbrido”, através da organização de equipas com menos densidade do que no período anterior à pandemia. Porat também disse que a Google continuará a investir em imóveis em todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.