A Google suspendeu temporariamente a possibilidade de as suas aplicações e alguns serviços serem conectados com telemóveis da Xiaomi depois do relato de um utilizador ter sincronizado o seu telemóvel da marca chinesa com a Google Home Hub (softaware de videovigilância inteligente que permite aceder às imagens de uma câmara em dispositivos móveis) e ter acedido a imagens aleatórias do interior de outras casas, incluindo à imagem de um bebé a dormir.
De acordo com o site “Android Police“, a falha de segurança relatada levou a que a Google desativasse a possibilidade de sincronização com dispositivos da Xiaomi, enquanto ambas as empresas trabalham na correção do problema.
De acordo com a “Business Insider”, a Xiaomi já garantiu que o problema está resolvido, embora possa ter tido impacto em 1.044 utilizadores de dispositivos da Xiaomi e do serviço Google Home Hub. Um porta-voz explicou que a anomalia (bug) terá sido provocada por alterações no serviço para “melhorar a qualidade de streaming”.
O bug foi detetado e relatado na rede social Reddit por Dio Vayne, cujo nome de utilizador é Dio-V. Vayne publicou um vídeo em que revelava como teve acesso a imagens estáticas e parcialmente corrompidas do interior de outras casas, a partir de um telemóvel Xiaomi conectado com a Google Home Hub por via da aplicação Mi Home e da câmara inteligente Xiaomi Mijia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com