O Google vai fazer um investimento de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,9 mil milhões de euros) na tecnológica norte-americana Anthropic, que desenvolve modelos de Inteligência Artificial (IA), revelou o jornal norte-americano “Wall Street Journal”.
A subsidiária da Alphabet já tinha injetado 300 milhões de dólares (284 milhões de euros) nesta empresa fundada por antigos funcionários da OpenAI no início do ano. Na mesma altura, a Amazon também tinha realizado um investimento de 4 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) em notas conversíveis (convertible notes).
A “Bloomberg” escreve que este é mais um exemplo da aposta na “queridinha das startups” por parte de empresas de Silicon Valley, que estão a investir significativamente na área da IA.
Segundo fontes da agência financeira, o negócio envolve 500 milhões de dólares (na ordem dos 473 milhões de euros) agora e o compromisso de investir mais 1,5 mil milhões de dólares (perto de 1,4 mil milhões de euros), sendo que a transação está estruturada como este título de dívida que será convertida em capital na próxima ronda de financiamento da startup cofundada e liderada por Dario Amodei.
Nascida em 2021, a Anthropic está por detrás do Claude 2, o chatbot concorrente do ChatGPT da OpenAI que é capaz de resumir até 75 mil palavras e é utilizado por empresas como a Slack, depois de um financiamento da Salesforce, a Notion e a Quora. A empresa, que também recebeu investimento da Zoom, foi avaliada no início deste ano em 4,1 mil milhões de dólares (aproximadamente 3,9 mil milhões de euros).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com