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Google vai limitar algoritmo de publicidade personalizada em aplicações Android

As mudanças, que só serão implementadas daqui a dois anos, visam coibir a partilhar de dados de utilizadores com terceiros, restringindo o rastreamento de publicidade para utilizadores que transitam entre diferentes aplicações através de milhões de dispositivos Android.
3 – Google (158 mil milhões de euros)
16 Fevereiro 2022, 18h00

O Google anunciou esta quarta-feira, 16 de fevereiro, novas medidas que visam limitar a atuação do seu algoritmo de publicidade personalizada no sistema operacional Android, seguindo um movimento semelhante promovido pela Apple para introduzir restrições na maneira como o sector de marketing online segmenta os utilizadores, avança o “Financial Times”.

As mudanças, que só serão implementadas daqui a dois anos, visam coibir a partilhar de dados de utilizadores com terceiros, restringindo o rastreamento de publicidade para utilizadores que transitam entre diferentes aplicações através de milhões de dispositivos Android.

A Google disse que planeia eliminar gradualmente os IDs de publicidade, um código que permite que os profissionais de marketing rastreiem o comportamento individual do utilizador, em favor de alternativas que protegem os dados dos utilizadores e ainda apoiam os esforços de publicidade.

A Apple introduziu novas medidas de privacidade no ano passado, permitindo que os utilizadores desativem completamente o rastreamento em iPhones, num movimento que abalou a indústria de publicidade digital, avaliada em 400 mil milhões de dólares (361,6 mil milhões de euros). A dona do Facebook, Meta, diz que as mudanças da Apple resultaram em cerca de dez mil milhões de dólares (8,7 mil milhões de euros) em receitas perdidas.

A Apple e a Google, dois dos maiores fabricantes de smartphones do mundo, estão a responder aos crescentes receios sobre privacidade para fornecer maior controlo aos utilizadores sobre os seus dados. Mas enquanto a Apple obtém a maior parte da sua receita com a venda de dispositivos como o iPhone, a Google gera mais com publicidade digital.

A Google distanciou-se das medidas rigorosas da Apple, mas o seu plano ainda marca uma mudança significativa na forma como os anunciantes podem operar no Android. “O objetivo é desenvolver soluções eficazes que não precisem de identificadores no nível do dispositivo e limitem o rastreamento no nível do utilizador em aplicações de diferentes produtoras”, disse a empresa.

Os utilizadores de Android já podiam optar por não partilhar os seus IDs, em mudanças anunciadas em junho passado, mas a Google planeia substituí-los totalmente ao longo do tempo.

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