[weglot_switcher]

Governador da Florida é o favorito dos republicanos para a Casa Branca se Trump não avançar

Ron DeSantis, de apenas 42 anos, surge à frente do ex-vice-presidente Mike Pence numa sondagem feita junto de eleitores do partido. Falta de notoriedade e relação com Trump podem ser obstáculos para quem seria o primeiro natural do estado e o primeiro ítalo-americano na Sala Oval.
  • Ron DeSantis
9 Julho 2021, 18h00

O governador da Florida, Ron DeSantis, destaca-se entre o eleitorado republicano como o candidato favorito para as presidenciais de 2024 caso Donald Trump, que nessa altura terá 78 anos, decida que não tem condições para tentar regressar à Casa Branca.

Segundo uma sondagem da Echelon Insights entre eleitores registados como republicanos ou independentes que tendem a votar nesse partido, realizada em junho e só agora revelada, DeSantis é o líder destacado, convencendo 21% dos inquiridos. O ex-congressista de 42 anos, veterano da Guerra do Iraque e governador desde 2018 do terceiro estado norte-americano mais populoso, ficou muito à frente do ex-vice-presidente Mike Pence (14%) e do primogénito do ex-presidente, Donald Trump Jr (7%), que não esconde o sonho de assegurar que o seu apelido se perpetue na política dos Estados Unidos, como o dos Kennedy e o dos Bush.

Mais atrás nas preferências dos republicanos, com 6%, apareceu a ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley, cuja eventual vitória nas primárias permitiria um provável primeiro duelo entre duas mulheres pela Casa Branca. Joe Biden esclareceu que planeia candidatar-se a um segundo mandato em 2024, mas teria 82 anos aquando da cerimónia de tomada de posse, pelo que é assumido em Washington que a vice-presidente Kamala Harris será quase de certeza a escolha do Partido Democrata. Algo que asseguraria – caso não surgisse um independente capaz de obter apoios e captar votos como nunca antes se viu – a eleição da primeira presidente dos Estados Unidos, e também primeiro comandante-em-chefe de origem asiática, pois ambas descendem de famílias indianas.

Com a preferência de 6% dos participantes na sondagem aparece o senador texano Ted Cruz, que não foi capaz de travar Trump nas primárias de 2016, seguindo-se o senador pelo Utah e ex-candidato presidencial Mitt Romney (derrotado por Barack Obama), com 4%, e o também senador, neste caso pelo estado da Florida, Marco Rubio, com 3%. Entre os três membros da câmara alta do Congresso, apenas Romney é um adversário declarado do ex-presidente.

Praticamente desconhecido a nível internacional, Ron DeSantis tem vindo a aumentar a sua notoriedade nos Estados Unidos, sobretudo pelo contraste entre a gestão da pandemia de Covid-19 na Florida, encarada como mais positiva do que a resposta noutros grandes estados, como a Califórnia e Nova Iorque. Também o empenho do governador nas operações de resgate no edifício de apartamentos nos arredores de Miami, em colaboração com autarcas democratas, fez muito pela sua imagem na opinião pública norte-americana.

Embora mantenha que está concentrado em reeleger-se governador em 2022, e tenha de gerir uma relação não raras vezes tensa com Donald Trump, a quem apoiou enquanto presidente, DeSantis não esconde ter ambições políticas que vão para lá do estado em que nasceu. Caso venha a ser eleito para a Casa Branca em 2024 será o primeiro natural da Florida e o primeiro ítalo-americano a juntar-se à lista dos até agora 46 presidentes dos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.