[weglot_switcher]

Governo adia arranque do programa IVAucher devido à pandemia

O programa que visava a recuperação do IVA gasto em despesas nos sectores da cultura, do alojamento e da restauração foi adiado devido à pandemia, revelou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ao “Eco”. Programa prevê que IVA gasto nestes sectores possa ser recuperado no trimestre seguinte.
Cristina Bernardo
8 Abril 2021, 12h16

O Governo adiou o programa IVAucher devido à pandemia da Covid-19, revela o jornal Eco esta quinta-feira, 8 de abril. O programa de estímulo ao consumo deveria ter sido lançado no primeiro trimestre, mas o forte impacto da pandemia e o encerramento de estabelecimentos levou o executivo a adiar o arranque da medida.

“O IVAucher vai arrancar quando tivermos as condições adequadas para que nos setores da cultura, do alojamento e da restauração se possa, com segurança, fazer um estímulo à procura. Porque o IVAucher tem como grande objetivo um estímulo à procura interna e um estímulo a que as pessoas possam frequentar restaurantes, teatros, hotéis. E quando estiverem as condições reunidas para que, em segurança, as pessoas possam ser estimuladas a essa procura, isso acontecerá”, disse o secretário de Estado das Finanças ao Eco.

“Porque este tipo de programas atua no sentido de acrescer àquilo que era a procura normal. Só podemos querer atuar a esse nível quando tivermos condições para que as pessoas possam, em segurança, em termos de saúde, acorrer a esse tipo de atividades. Neste momento, podemos ir a um restaurante, mas temos uma limitação de quatro pessoas por esplanada. Hão de abrir os espaços da cultura, mas há limitações ao nível de utilização e da capacidade. Nos hotéis também existem algumas limitações”, segundo António Mendonça Mendes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.