O Governo anunciou esta quinta-feira o alargamento do prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI referente a 2024, devido à reposição da normalidade nos sistemas informáticos da Autoridade Tributária em virtude do apagão que afetou o território português no final do mês passado.
Desta forma, o Governo tem vindo a avaliar os respetivos efeitos deste constrangimento no cumprimento das obrigações fiscais, procedendo aos ajustamentos do calendário fiscal.
“Considerando que estes constrangimentos impossibilitaram o envio atempado de um conjunto alargado de notas de cobrança do IMI, o qual se encontra a decorrer, o Governo decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo de pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho”, destaca a nota do Executivo à comunicação social.
Da mesma forma, e tendo em conta as mesmas dificuldades informáticas relacionadas com o Portal das Finanças, o Governo avançou ainda o alargamento do prazo para entrega da declaração de rendimentos do IRC (Modelo 22) para 16 de junho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com