Governo compra 5 KC-390 para a Força Aérea por 827 milhões

Os aviões começam a chegar a partir de fevereiro de 2023, a um ritmo de um por ano até 2027. Fabricado pela Embraer, este avião permite um duplo uso – militar e civil -, incluindo o combate a incêndios.

O Governo anunciou hoje a compra de cinco KC-390 para a Força Aérea Portuguesa. Produzidos pela brasileira Embraer, estes aviões servem para transportar pessoal e mercadorias, mas também para operações de busca e salvamento, reabastecimento em voo ou combate a incêndios florestais. Em suma, os novos aviões respondem às “necessidades permanentes do país”, argumenta o Governo.

A compra destas aeronaves representa um investimento de 827 milhões de euros, explicou o ministro da Defesa em conferência de imprensa após o conselho de ministros esta quinta-feira, 11 de julho.

Segundo João Gomes Cravinho, os aviões começam a chegar a partir de fevereiro de 2023, a um ritmo de um por ano até 2027. O valor de aquisição já inclui o simulador de voo, necessário para os pilotos se habituarem a pilotar esta aeronave, e também os contratos de manutenção durante 12 anos.

“Trata-se do culminar de um longo processo de diálogo, de negociação com a Embraer para a aquisição, definição do preço e especificações técnicas”, afirmou.

Os cinco aviões vão substituir a frota de Hercules C-130, que contam com 40 anos de idade e já estão no seu limite de idade.

O ministro da Defesa destacou que a compra destas aeronaves vão envolver empresas nacionais. “Muitas empresas portuguesas estiveram envolvidas no desenvolvimento do KC-390”, afirmou, destacando que esta aquisição vai representar um “importante estímulo” para a economia.

Após um trabalho de comparação com outras aeronaves semelhantes disponíveis no mercado, o Governo chegou à conclusão que o KC-390 “permite corresponder a todas as missões da Força Aérea”, permitindo “o duplo uso – militar e civil”, incluindo o combate a incêndios, destacou João Gomes Cravinho.

O ministro da Defesa elogiou as “características inovadoras” do avião da Embraer com um “alcance intercontinental”. Apesar de ter apenas dois motores, este modelo atinge performances semelhantes à de aviões semelhantes com quatro motores.

 

Recomendadas

PremiumEuro2020 pode ser pontapé para relançar mercado publicitário das marcas

Cobertura mediática será maior do que em 2016, mas é pouco provável que se traduza em recordes de audiências, dizem especialistas. Ainda assim, as marcas deverão aproveitar a oportunidade.

Já pode investir na criptomoeda Dogecoin com a aplicação da Revolut

A fintech britânica tem 30 criptomoedas disponíveis para investimento. Curiosamente, a cara que está nesta moeda virtual – ou seja, o focinho de cão – foi esta sexta-feira vendida como NFT por 4 milhões de dólares.

Ophiomics é a primeira empresa portuguesa a receber verbas do fundo do European Innovation Council

Ophiomics assegurou um investimento de um milhão de euros do fundo do European Innovation Council, no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa, que é uma continuação do Horizonte 2020. Biotecnológica portuguesa é uma das 75 PME europeias mais “promissoras” para Bruxelas.
Comentários