A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou, esta sexta-feira, uma importante alteração ao Despacho n.º 2062-A/2024, que resulta num aumento significativo do orçamento do Fundo Ambiental para 2024.
As verbas destinadas a projetos ambientais foram elevadas para mais de 202,5 milhões de euros, enquanto os fundos reservados para novos concursos ascendem a 35,4 milhões.
Esta terceira e última revisão, feita no fecho de 2024, foi realizada após consulta à Associação Nacional de Municípios Portugueses e reflete o compromisso do Governo em maximizar a utilização dos recursos disponíveis, salienta o ministério do Ambiente e Energia em comunicado.
Maria da Graça Carvalho enfatizou a prioridade em concretizar projetos que possam fazer a diferença na vida das pessoas e na proteção do ambiente.
Os apoios do Fundo Ambiental abrangem uma variedade de iniciativas, incluindo a conservação da biodiversidade, a monitorização da qualidade do ambiente e a promoção de uma economia circular. Além disso, serão implementadas medidas para mitigar as alterações climáticas, como projetos que visem o sequestro de carbono e a sensibilização para a gestão de água em situações de seca.
Com esta revisão, o Governo espera contribuir de forma significativa para a sustentabilidade ambiental em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com