O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a criação dos Serviços Clínicos para a Avaliação da Aptidão Física, Mental e Psicológica dos Candidatos e Condutores (SAMP), a serem realizados por médicos e psicólogos, alterando assim o regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, noticia a Lusa.
Segundo cita a agência de notícias, esta alteração considera que “a avaliação da aptidão física, mental e psicológica dos candidatos e condutores requer uma avaliação específica e diferenciada das aptidões definidas no perfil destes condutores, tendo em consideração a garantia da segurança rodoviária”.
O governo avança ainda que, desta forma, a avaliação pode ser desenvolvida “de forma mais célere e eficaz em serviços clínicos especializados para a avaliação da aptidão física, mental e psicológica dos candidatos e condutores, com uma estrutura adequada para efetuar” a mesma.
Além de que “o processo de obtenção e revalidação da carta de condução” vai ser também facilitado, proporcionando vários “meios concentrados e especializados, passíveis de serem auditados, aumentando a acessibilidade e centrando as políticas no interesse dos cidadãos, melhorando a qualidade e a capacidade de monitorização do processo e assegurando a segurança rodoviária”, conclui a Lusa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com