[weglot_switcher]

Governo assume que estão pagos cerca de 60% dos fundos comunitários a empresas

A ministra da Coesão Territorial adiantou esta sexta-feira em Tondela que cerca de 60% dos seis mil milhões de euros de fundos comunitários para empresas do Portugal 2020 já estão pagos.
  • Ana Abrunhosa
18 Setembro 2020, 22h33

“Nos apoios só para empresas, tínhamos 18.600 projetos aprovados que envolviam um investimento de quase 12 mil milhões de euros e que envolviam fundos à volta de seis mil milhões de euros e já estavam pagos, desses seis mil milhões de euros, cerca de 60%”, adiantou Ana Abrunhosa.

Isto, explicou, “até à data do final do mês passado, do programa Portugal 2020, e projetos em obra”, clarificou a ministra, que falava perante empresários que haviam anunciado no mesmo dia um investimento superior a 95 milhões de euros em projetos de ampliação das estruturas já edificadas no concelho de Tondela.

“Muitas das vezes diz-se que os fundos comunitários são só para as grandes empresas e é muito difícil aceder aos fundos comunitários. Queria dizer-vos que 80% dos fundos para as empresas do Portugal 2020 são para PME [Pequenas e Médias Empresas], embora aqui estejam empresas médias e grandes”, acrescentou Ana Abrunhosa.

A governante disse que “não há impossíveis”, apesar de reconhecer que “não é fácil, mas também se fosse fácil não sabia bem”. Nesse sentido, a ministra é da opinião que o Governo ainda pode “melhorar as dificuldades e diminuir a burocracia”, mas “as empresas executam e o futuro dos fundos europeus continua a ser este”.

Ana Abrunhosa admitiu ainda, em resposta ao presidente da Câmara local, José António Jesus, que “muitas vezes se demonizam as estradas, porque o país já tem muitas”. O autarca havia anteriormente manifestado o desejo de ver a via que atravessa o concelho, o Itinerário Principal (IP) 3, transformar-se em autoestrada.

“Alguns territórios não têm as estradas que necessitam e as estradas são muito importantes para a competitividade, porque elas têm um impacto importante no custo do transporte e nós sabemos bem da importância que alguns cêntimos fazem, em termos de poupança no custo de transporte, depois no preço final e na concorrência internacional”, continuou.

Num dia que a governante descreveu como “muito bom”, dado o anúncio de investimentos na região, a ministra elogiou o José António Jesus pela “missão pública” que tem levado a cabo. Além disso, “os fundos comunitários estão à disposição e uns aproveitam-nos bem e outros nem por isso, o que não é o caso, e em prol das empresas”.

“O investimento público que é feito em prol das empresas é o melhor exemplo de aplicação de fundos europeus e de fundos por parte das autarquias”, defendeu, ao mesmo tempo salientando que o que tem visto nas empresas que visita em Tondela “é uma aposta na inovação e em bons salários e é essa a via do sucesso”.

Ana Abrunhosa deixou ainda rasgados elogios aos 12 empresários presentes que estão a investir em Tondela. De resto, na visão da ministra este é um concelho que, no seu entender, “já não é interior e os responsáveis são os empresários, porque apostaram na inovação e em postos de trabalho qualificados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.