O Governo chegou a acordo com o Sindicato dos Farmacêuticos para atribuir subidas salariais aos profissionais do setor público, que vão ocorrer já este ano e, posteriormente, em 2027.
Em causa está um aumento médio de 6 níveis remuneratórios da tabela remuneratória das categorias de assessor sénior, assessor e assistente. Simultaneamente, o Executivo estabeleceu a abertura de vagas para concursos destinados às funções de assessor senior e assessor.
Num comunicado enviado às redações esta sexta-feira, o Governo adianta que o acordo negocial com o Sindicato dos Farmacêuticos foi assinado esta sexta-feira. Este surge no âmbito da medida “Plano de Motivação dos Profissionais de Saúde”, prevista no programa do Governo.
Serão também lançadas, já em 2025, 50 vagas para a posição de assessor senior e 150 para assessor. Segue-se, em 2027, a abertura do mesmo número de vagas para cada uma dos dois cargos.
Também os residentes farmacêuticos beneficiam do acordo, já que vão ver as suas remunerações aumentadas até 2027, ao mesmo tempo que a formação especializada passa a estar diferenciada entre o primeiro e segundo anos, face ao terceiro e quarto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com