Os eleitores de Catalunha vão às urnas este domingo. Segundo o governo catalão, 97,4% das mesas de voto estão montadas, um número “praticamente idêntico” ao registado nas eleições de 2017. Ainda assim, o organismo não descarta a possibilidade de adiar a votação por 48 horas em algumas mesas de voto, de acordo com o jornal espanhol “El Mundo”.
O ministro catalão dos Negócios Estrangeiros, Relações Institucionais e Transparência, Bernat Solé, disse que às 10h00 (hora local, menos uma em Lisboa) mais de 97% das mesas estavam “constituídas”. O responsável pelo processo eleitoral catalão acrescentou que os dados são “praticamente idênticos” aos das eleições de 21 de dezembro de 2017.
Bernat Solé fez uma “avaliação muito positiva” dos números “apesar das dificuldades do momento”. Mesmo assim, ainda não quis descartar a possibilidade de que algumas das mesas que ainda não funcionam tivessem de adiar a votação para terça-feira, dia 16 de fevereiro, caso não sejam resolvidos os incidentes que não permitiram a sua constituição.
No total, são 8.895 mesas de trabalho das 9.139 preparadas para o dia. “Prevemos que só se constituam nos próximos minutos”, anunciou o conselheiro, que afirmou que estes incidentes “são de outras eleições”
Nos últimos dias, foram apresentadas 34 mil denúncias para evitar fazer parte de uma mesa, às quais as juntas eleitorais da zona responderam favoravelmente a 22 mil.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com