[weglot_switcher]

Miguel Pinto Luz: “O país não pode continuar à espera de comboios”

Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, anunciou esta quinta-feira o investimento de 584 milhões de euros na compra de 20 automotoras para a Alta Velocidade.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, intervém durante a sua audição perante a Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação a requerimento do grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) sobre o “Subsídio Social de Mobilidade” na Assembleia da República, em Lisboa, 28 de maio de 2024. FILIPE AMORIM/LUSA
22 Janeiro 2026, 16h01

O Conselho Ministros aprovou, esta quinta-feira, um investimento total de 1,6 mil milhões de euros para a compra de comboios. Nesse investimento foi anunciada a aquisição de 12 automotoras com opção de compra de mais oito para Alta Velocidade, totalizando 20, num investimento 584 milhões de euros.

O Governo informou também a conclusão da compra de 153 automotoras e antecipando para 2031 (estava previsto para 2033) a última entrega. “O país não pode continuar à espera de comboios”, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação.

Foi também anunciado a opção de compra de mais 36 unidades previstas no contrato de aquisição das 117 automotoras à Asltom.”

“Trata-se do maior investimento na aquisição de comboios jamais feito em Portugal”, reforçou o Governo.

O Governo autorizou esta quinta-feira o investimento de 584 milhões de euros para a aquisição de vinte automotoras para servir as futuras linhas de alta velocidade com a chancela da CP. No âmbito do plano de mobilidade apresentado pelo Governo, o Governo prorroga também o atual contrato de serviço público da CP até 2034.

De acordo com informação disponibilizada pelo Governo, no âmbito do plano de mobilidade aprovado em Conselho de Ministros, o Governo autoriza a aquisição de doze automotoras e garante a opção de compra de mais oito unidades.

Estas automotoras terão uma lotação definida de 500 lugares por unidade e apresentam uma velocidade de 300 km/h, sendo que terão à sua disposição uma nova oficina dedicada.

No mesmo plano de mobilidade, e da alta velocidade, o Governo vai ainda a assegurar a concretização do projeto de linha de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto, “aumentando a competitividade do sistema  de transportes nacional”, num investimento de 2,4 mil milhões de euros.

O Governo também quer antecipar e concluir a aquisição de 153 automotoras, acelerando a entrega de 55 regionais e 98 urbanas, com a última entrega a ser antecipada de 2033 para 2031. Por outro lado, também foi autorizada a opção de compra de mais 36 unidades no contrato de aquisição de 117 automotoras: total de 153 comboios, com a primeira entrega a acontecer em 2029. O Governo autoriza assim o investimento adicional de 318 milhões de euros.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.