[weglot_switcher]

Governo deverá investir 100 milhões de euros no projeto-piloto de gestão florestal

Nas medidas de prevenção e de relançamento da economia elencadas no relatório elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), estão previstos 158 milhões de euros para a área da floresta.
3 Julho 2017, 16h19

O Governo disse hoje que deverá investir 100 milhões de euros para o projeto-piloto de gestão florestal do Pinhal Interior, afetado pelos incêndios, que deverá contar com uma candidatura ao Plano Juncker.

Segundo informa a Lusa, o Governo pretende candidatar o projeto para o Pinhal Interior ao Plano Juncker, fundo europeu para investimentos estratégicos. Durante a apresentação do relatório, que decorreu hoje na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos,  Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, sublinhou que o mais importante é identificar “as espécies adequadas e as estruturas de ordenamento adequadas”.

O ministro frisou que é necessário “fazer um cadastro que não é feito em Portugal há décadas. É preciso identificar proprietários que não estão identificados há décadas. É preciso instrumentos legais que permitam avançar para a gestão florestal integrada mesmo dos territórios sem proprietário identificado”, notou o governante.

Para além do investimento de 158 milhões de euros, as medidas preveem ainda mais 125 milhões de euros para o relançamento da economia, dos quais 70 milhões para diversificação do investimento, 30 milhões para a valorização de recursos endógenos e 25 milhões para a dinamização do turismo.

O relatório aponta ainda para o investimento de 20 milhões de euros na área da prevenção e gestão de riscos, nomeadamente na resiliência do território e das comunidades, com a aplicação de medidas preventivas.

Na apresentação estiveram presentes sete Câmaras afetadas pelos incêndios: Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Penela, Sertã, Pampilhosa da Serra e Góis.

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.