[weglot_switcher]

Governo diz que”opções políticas adotadas permitiram a Portugal superar desafios”

O ministério das Finanças salientou que a Moody’s melhorou a perspectiva da noção devido à continuação do processo de consolidação orçamental e da diminuição do rácio da dívida pública face ao PIB, a um ritmo superior ao estimado pela agência há um ano.
9 Agosto 2019, 21h48

O Governo reagiu à subida da perspetiva da notação soberana portuguesa pela Moody’s esta sexta-feira, salientando que Portugal vive o período mais longo de crescimento económico desde a sua adesão ao euro, com um crescimento médio de 1,9% ao longo dos últimos 22 trimestres.

A Moody’ s manteve esta sexta-feira a notação da dívida soberana portuguesa em ‘Baa3’, mas subiu a perspetiva de ‘estável’ para ‘positiva’, citando a queda contínua e mais celére do que esperado do peso da dívida pública e as perspetivas de mais melhorias na saúda do setor bancário do país.

“As opções políticas adotadas permitiram a Portugal superar desafios que enfrentava e iniciar uma trajetória de crescimento inclusivo e sustentável”, referiu o ministério das Finanças, em comunicado.

“A dívida pública portuguesa beneficia hoje da classificação de investimento pelas quatro principais agências de rating internacionais”, salientou. “A taxa de juro das obrigações da República Portuguesa a 10 anos está abaixo de 0.3%, um valor sem paralelo histórico e o diferencial face a Espanha tem vindo a reduzir-se ao longo de 2019, estando hoje as taxas de juro da dívida pública portuguesa praticamente em linha com as taxas de juro da dívida espanhola”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.