[weglot_switcher]

Governo está a avaliar 52 candidaturas de projetos de inovação na administração pública

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa participa na conferência “Construir hoje a Administração Pública do Futuro”, onde defendeu que o Estado tem de ser mais eficiente.
  • Cristina Bernardo
27 Junho 2018, 10h12

O governo está a avaliar 52 projetos de inovação na administração pública, disse a ministra da Presidência e da Modernização Administrativaesta, quarta-feira, 27 de junho, numa conferência sobre  a administração pública do futuro, que decorre em Lisboa.

“Todos sentimos que a inovação nos é pedida por muito dos utilizadores dos serviços públicos, tais como recebem de outros serviços privados (…). Hoje temos tecnologias que nos permitem andar mais depressa”, disse Maria Manuel Leitão Marques.

Na sessão de abertura da conferência “Construir hoje a Administração Pública do Futuro”, integrada no ciclo de encontros organizado pelo INA -Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, a governante defendeu que o Estado tem de ser mais eficiente. “Precisamos de ganhar eficiência, porque gerimos os impostos dos cidadãos” e de “incorporar mais inovação no dia a dia, como sempre foi no setor privado”, disse. “Não podemos ficar atrás”, salientou.

Segundo a ministra, existem “52 candidaturas que estão agora a ser avaliadas” sobre projetos de inovação. “Quem inova mais depressa também falha e temos que aprender a falhar (…) Podemos ser mais inovadores atraindo mais ideias de dentro e fora da administração”, afirmou.

Maria Manuel Leitão Marques explicou ainda que foi desta forma que o Governo construiu “o Simplex”. O Executivo português frisou que pretende continuar “a aprofundar e atrair a inovação” e que esta “não pode ser apenas um evento, prémios”, mas sim “o novo normal dentro da Administração Pública”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.