[weglot_switcher]

Governo grego vende 10% do Banco Nacional da Grécia por 727 milhões de euros

A venda em curso faz parte do plano de privatização do governo grego que o tem levado a sair do capital de vários bancos que foram resgatados durante a crise financeira.
30 Setembro 2024, 11h38

A Grécia está a vender 10% do Banco Nacional da Grécia no âmbito de um plano de privatização que tem levado o Estado a sair do capital dos bancos que foram resgatados durante a crise financeira.

De acordo com o “El Economista”, o Fundo Helénico de Estabilidade Financeira definiu um intervalo de preço entre 7,30 euros e 7,95 euros, o que significa que a Grécia pode encaixar até 727,2 milhões de euros com a venda desta participação no segundo maior banco grego em termos de capitalização de mercado.

A Grécia ainda manterá uma posição de 8,4% no Banco Nacional da Grécia, planeando vender as suas participações nos bancos nos quais ainda está presente até ao final de 2025.

Esta alienação é mais um passo num ciclo de privatização do sector financeiro que tem permitido ao Estado grego sair de instituições financeiras como o Eurobank Ergasias, Alpha Bank e Piraeus Bank.

Este passo é dado numa altura em que a economia da Grécia está a registar um melhor desempenho em comparação com outros países europeus. No ano passado, o país reconquistou o “nível de investimento” atribuído pelas agências de notação que perdeu em 2010 quando começou a crise da dívida que deixou os bancos com um nível muito elevado de empréstimos em incumprimento. Esta situação acabou por se inverter, com o rácio de crédito malparado agora a aproximar-se da média europeia.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.