[weglot_switcher]

Governo italiano deverá assumir controlo da companhia aérea Alitalia

A Alitalia luta há vários anos com problemas financeiros, apesar de uma injeção extra de 400 milhões de euros decidido pelo Executivo no início deste ano.
15 Março 2020, 16h37

O governo italiano prepara-se para assumir o controlo total da Alitalia, já que o surto de coronavírus na Europa fez cais os planos para ser encontrado um comprador para a companhia aérea nacional, informa a agência “Reuters” este domingo, citando o jornal italiano “Il Messaggero”.

Roma já tinha estabelecido um prazo até 31 de maio para concluir a venda da companhia aérea, com os potenciais investidores solicitados a terem de mostrar as suas manifestações de interesse até 18 de março.

Uma fonte próxima do processo disse à “Reuters” que a Alitalia, luta há vários anos com problemas financeiros, apesar de uma injeção extra de 400 milhões de euros decidido pelo Executivo no início deste ano. A Alitalia não fez qualquer tipo de comentários sobre o assunto.

A ministra dos Transportes, Paola De Micheli, disse este mês que o Governo queria acelerar o processo de venda após a disseminação do vírus, o que levou ao colapso do tráfego aéreo. Dadas as difíceis condições do mercado, é improvável que a União Europeia se oponha a uma intervenção do Estado na companhia aérea, que atualmente emprega 11 mil pessoas.

O jornal “La Repubblica” revela este domingo que Roma estava a planear uma intervenção imediata a favor da indústria dos transportes aéreos no valor de 500 milhões de euros, seguida de outras medidas no valor de três mil milhões de euros, que ajudariam a nacionalizar a Alitalia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.