[weglot_switcher]

Governo já pagou 3,4 mil milhões de euros em apoios sociais

Ana Mendes Godinho indica que este valor abrangeu um milhão de trabalhadores, acrescentando que o mês de fevereiro foi aquele que registou o número mais baixo de inscrições no IEFP desde o início da pandemia.
  • João Relvas/Lusa
2 Abril 2021, 12h30

O Governo português já pagou 3,4 mil milhões de euros em apoios sociais às empresas e que abrangeram um milhão de trabalhadores. O balanço dos apoios sociais foi feito pela ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esta sexta-feira, 2 de abril.

“O mês de fevereiro de 2021 foi o mais baixo no número de inscrições no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEPF) desde fevereiro de 2020. As previsões que temos é de manter esta capacidade de controlar o desemprego, muito diferente daqueles que tivemos em crises anteriores, nomeadamente em 2012 e 2013, onde ultrapassamos os 16% da taxa de desemprego”, referiu.

A ministra revelou que 2,8 milhões de pessoas foram abrangidas pelos apoios pagos, enquanto as empresas foram 172 mil no âmbito de medidas de apoio ao emprego. “Temos tido a preocupação de responder a trabalhadores que ficaram sem qualquer nível de protecção do momento que vivemos. A dimensão da mobilização dos recursos públicos não tem precedentes na história”, frisou.

O subsídio de isolamento profilático já abrangeu 419 mil pessoas com pagamento a 100%, enquanto o complemento de estabilização chegou a 353 mil trabalhadores e os apoios aos trabalhadores independentes que chegaram a 187 mil trabalhadores.

“Com o Orçamento de Estado de 2021 procuramos reforçar os instrumentos que já tínhamos tido em vigor em 2020. A grande preocupação foi responder por um lado, aos rendimentos dos trabalhadores, onde tivemos um processo de diálogo com os partidos da assembleia. Tivemos um reforço do pagamento para garantir que os trabalhadores que estavam em lay-off simplificado ou apoio à retoma passassem a receber 100% em vez de uma parte do salário”, destacou Ana Mendes Godinho.

A ministra adiantou também que até ao momento cerca de um milhão de trabalhadores do sector privado foram abrangidos pelas medidas de apoio ao emprego, ou seja um em cada quatro trabalhadores deste sector em Portugal foram abrangidos, acrescentando que há 127 mil empresas abrangidas por estas medidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.