[weglot_switcher]

Governo diz que está a trabalhar em novos apoios para quando lay-off terminar

Regime de lay-off continua com o fim marcado para o dia 30 de junho, embora o Executivo já se encontre a estudar e elaborar a criação de outros apoios para o recomeço da atividade empresarial.
  • Mariana Vieira da Silva
19 Maio 2020, 09h50

O regime de lay-off aplicado a milhares de trabalhadores em Portugal vai terminar no prazo previsto, afirmou a ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em entrevista na segunda-feira à TVI. A ministra sustentou ainda que o Governo também se encontra a trabalhar em novos apoios para quando esse regime terminar.

Desta forma, o regime de lay-off continua com o fim marcado para o dia 30 de junho, embora o Executivo já se encontre a estudar e elaborar a criação de outros apoios para o recomeço da atividade empresarial em Portugal, voltando a reafirmar a existência de dois momentos distintos devido à pandemia.

“Quando foi feito o anúncio da medida do lay-off e de um conjunto de outros apoios sociais, nós dissemos muito claramente que tínhamos aqui dois momentos distintos”, referiu Mariana Vieira da Silva à TVI.

“Havia um momento de uma resposta imediata, e que tinha como objetivo que as crianças aguentassem e que pudessem preservar os seus níveis de emprego o máximo que conseguissem”, disse a ministra do Estado e da Presidência, acrescentando que a seguir a esta fase “iria ser preciso outro tipo de medidas” que o Governo já está a estudar.

Mariana Vieira da Silva sustentou ainda no ‘Jornal das 8’ que existe uma distinção entre apoios quando a economia se encontra parada e quando a economia se encontra a recuperar, e que estes mesmos apoios têm objetivos diferentes. “Uma coisa é uma medida desenhada para o que estamos a pedir às empresas, que é para que fechem e às pessoas que vão para casa, outra coisa é uma medida desenhada para que o que estamos a pedir às pessoas é que a economia possa recuperar”, apontou a ministra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.