O Governo mantém a previsão de uma redução da dívida pública, no final de 2025, para 90,2% do PIB, após ter terminado 2024 em 93,6% do PIB, garante o Ministério das Finanças depois de o Banco de Portugal ter divulgado ontem o valor de setembro de 2025 da dívida pública na ótica de Maastricht, estimada em 294,3 mil milhões de euros, correspondendo a 97,6% do PIB.
Segundo esta ótica o rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB) situou-se em 97,6% no terceiro trimestre, o que significa uma subida de 0,8 pontos percentuais face aos três meses anteriores e de 1,7 pontos percentuais em termos homólogos.
Mas o Ministério das Finanças vem explicar hoje que a dívida pública subiu porque foi preciso acumular um largo montante de depósitos das Administrações públicas, necessário ao cumprimento do plano de amortizações das Obrigações do Tesouro previsto até ao final deste ano.
Portanto o Estado não se endividou mais, simplesmente emitiu mais dívida que guardou em depósitos para amortizar dívida que vencia entretanto.
Deduzindo os depósitos das Administrações Públicas, a dívida pública (líquida) reduziu-se para 255,2 mil milhões de euros, correspondendo a 84,6% do PIB, sublinha o Governo.
“Os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 39,2 mil milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 10,0 mil milhões de euros relativamente a agosto. Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 4,0 mil milhões de euros, para 255,2 mil milhões de euros”, referiu o Banco de Portugal. Hoje o Ministério das Finanças reafirmou.
“A análise da evolução da dívida pública, neste período, implica compreender que foi acumulado um largo montante de depósitos das Administrações públicas, necessário ao cumprimento do plano de amortizações previsto até ao final deste ano”, explica o Ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento.
“Em concreto, já foram reembolsados 11,4 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro em outubro, estando ainda previsto, no mês de dezembro, o reembolso de empréstimos do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira no montante de 1,5 mil milhões de euros”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com