[weglot_switcher]

Governo prevê que despesa com juros caia para 2,9% em 2020

Governo projeta gastar 6.409 milhões de euros com juros no próximo ano, abaixo dos 6.526 estimados para 2019.
  • José Sena Goulão/Lusa
17 Dezembro 2019, 00h24

O Governo prevê gastar menos com os juros associados à dívida pública este ano. Na proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), o Ministério das Finanças projeta que os encargos com juros caiam para 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, menos uma décima do que em 2019.

As condições favoráveis de financiamento de Portugal levaram o Governo a projectar que a despesa pública com juros representasse 3,1% em 2019, abaixo dos 3,3% do PIB inscritos no Orçamento do Estado para 2019 e no Programa de Estabilidade, apresentado em abril.

A política adoptada pelo Banco Central Europeu (BCE), que mantém as taxas de juro em mínimos históricos e que anunciou recentemente um novo programa de compra de ativos, continua a beneficiar Portugal, contribuindo para a diminuição dos encargos com juros através de uma redução da taxa de juros no mercado primário, com Portugal a renovar mínimos históricos na emissão de dívida. Este cenário tem também beneficiado do upgrade por parte das agências de rating, que levaram a um aumento da confiança dos investidores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.