O Governo de António Costa pretende criar mini Lojas do Cidadão em metade das freguesias de Portugal Continental até 2030, sendo o objetivo deste programa promover a coesão territorial e garantir acesso a serviços essenciais a quem vive longe das grandes áreas urbanas, revela o “Público”. Estes desenvolvimentos serão feitos com recurso aos 20 milhões de euros existentes do Portugal 2030.
De acordo com a publicação, estes espaços integram um conjunto de serviços de entidades num único balcão de atendimento e permitem o acesso a serviços públicos digitais. Uma estrutura do Espaço Cidadão contém 13 entidades e 52 serviços distintos, sendo possível renovar o cartão de cidadão ou apresentar despesas comparticipadas pela ADSE.
Atualmente existem 782 Espaços Cidadãos em funcionamento em Portugal continental e abrangem 213 dos 278 municípios, estando repartidos por 171 freguesias. Segundo a ministra da Coesão Territorial, o programa iria abranger, pelo menos, 1.441 freguesias no país, criando espaços de proximidade para os cidadãos que vivem longe dos serviços.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com