[weglot_switcher]

Governo quer criar mini Lojas do Cidadão em metade das freguesias nacionais até 2030

Estes desenvolvimentos serão feitos com recurso aos 20 milhões de euros existentes do Portugal 2030.
29 Novembro 2021, 09h03

O Governo de António Costa pretende criar mini Lojas do Cidadão em metade das freguesias de Portugal Continental até 2030, sendo o objetivo deste programa promover a coesão territorial e garantir acesso a serviços essenciais a quem vive longe das grandes áreas urbanas, revela o “Público”. Estes desenvolvimentos serão feitos com recurso aos 20 milhões de euros existentes do Portugal 2030.

De acordo com a publicação, estes espaços integram um conjunto de serviços de entidades num único balcão de atendimento e permitem o acesso a serviços públicos digitais. Uma estrutura do Espaço Cidadão contém 13 entidades e 52 serviços distintos, sendo possível renovar o cartão de cidadão ou apresentar despesas comparticipadas pela ADSE.

Atualmente existem 782 Espaços Cidadãos em funcionamento em Portugal continental e abrangem 213 dos 278 municípios, estando repartidos por 171 freguesias. Segundo a ministra da Coesão Territorial, o programa iria abranger, pelo menos, 1.441 freguesias no país, criando espaços de proximidade para os cidadãos que vivem longe dos serviços.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.