[weglot_switcher]

Governo quer que pais com filhos até oito anos possam ficar em teletrabalho (com áudio)

Governo apresentou esta proposta aos parceiros sociais, segundo a “TSF”. Outra proposta prevê que avós, tios e irmãos também possam receber, em certos casos, a licença parental e subsídio que até agora estava reservada ao pais.
22 Julho 2021, 08h44

O Governo quer que pais e mães com filhos até oito anos tenham o direito a ficar em teletrabalho se for compatível com as suas funções, revela hoje a “TSF”. Ao mesmo tempo, também quer que avós, tios e irmãos também possam receber, em certos casos, a licença parental e subsídio que até agora estava reservada ao pai e à mãe, no caso de “impossibilidade por impedimentos de força maior demonstrados dos progenitores”.

Estas duas propostas foram entregues pelo ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social aos parceiros sociais (sindicatos e confederações patronais) na sequência da discussão do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho.

O documento também inclui um ponto em que defende que as licenças de parentalidade devem ser alvo de “aperfeiçoamento” para promover a “igualdade entre mulheres e homens”, promovendo-se um reforço dos incentivos à partilha entre pais e mães das licenças, majorando os subsídios, segundo a “TSF”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.