[weglot_switcher]

Governo saúda eleição de João Duarte para representar trabalhadores na administração da TAP

João Pedro da Conceição Duarte – chefe de cabina e na empresa desde 1992 – foi eleito pelos trabalhadores da TAP para representá-los no conselho de administração da empresa, como membro não executivo.
  • Pedro Nuno Santos
4 Junho 2021, 15h20

O ministério das Infraestruturas veio hoje a público congratular-se com a “forma exemplar e participada como decorreu o processo de escolha do representante dos trabalhadores do grupo TAP para o futuro Conselho de Administração” da companhia aérea.

Nesse sentido, a tutela saudou o ” candidato vencedor João Pedro da Conceição Duarte, que será indicado pela acionista Estado como administrador não executivo da TAP SGPS e proposto para eleição na assembleia-geral da TAP SGPS, marcada para 24 de junho, que designará os órgãos sociais para o próximo mandato”.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 4 de junho, a tutela do ministro Pedro Nuno Santos aponta que a “eleição deste administrador não-executivo permitirá aos trabalhadores serem parte das decisões que se tomam na empresa, acompanhando mais de perto tanto dos seus sucessos como das suas dificuldades”.

Simultaneamente, esta escolha “permitirá ao conselho de administração ouvir mais de perto a voz dos trabalhadores e avaliar de forma mais informada o impacto que as decisões tomadas têm na forma de trabalhar dos milhares de pessoas que fazem, todos os dias, a vida do grupo TAP”.

A tutela também deixou uma “palavra de reconhecimento também aos restantes candidatos a esta eleição, pela sua disponibilidade para trabalhar em prol do sucesso da companhia aérea nacional e a todos os trabalhadores que participaram nesta escolha”. Entre os candidatos, encontrava-se o economista Ricardo Paes Mamede que tinha o apoio de quatro sindicatos da empresa: SITAVA, SNPVAC, STTAMP e STAMA.

João Duarte foi eleito com 42% dos votos, seguido por Ricardo Paes Mamede com quase 19%, Paulo Jorge Mendes Manso com 15%, Cristina Maria Pereira Cardoso com 8%, Rita Cristina Oliveira da Costa Silva com 7% e João Calisto Vaz de Matos Belo com 6%. O escrutínio contou com a participação de mais de 46% dos trabalhadores da empresa.

João Pedro da Conceção Duarte é chefe de cabine, e é trabalhador da TAP desde 1992, segundo a agência Lusa. O responsável candidatou-se a representante dos trabalhadores por considerar que esta eleição “é uma oportunidade única e não deve ser desperdiçada em prol daquilo que é o interesse de todos os trabalhadores”, segundo referiu na apresentação da sua candidatura.

“Vivemos tempos difíceis, enfrentámos desafios que nunca esperámos, vimos acontecer coisas que não deviam ter acontecido, ouvimos dizer coisas que não deveriam ter sido ditas. Lemos coisas que não deveriam ter sido escritas. Daqui para a frente é preciso valorizar mais o papel dos trabalhadores com mais respeito, dignidade e equidade”, disse, citado pela agência noticiosa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.