[weglot_switcher]

Governo vai anunciar aeroporto em Alcochete esta semana

A apresentação de Alcochete esta semana como a opção mais viável já tinha sido revelada por Luís Marques Mendes no seu espaço habitual de comentário na “SIC Notícias”.
novo aeroporto Alcochete
14 Maio 2024, 08h04

O Governo prepara-se para anunciar Alcochete como a localização para o novo aeroporto de Lisboa, além de revelar algumas medidas para aguentar as atuais instalações da Portela até que a solução na margem sul esteja concretizada, segundo o “Jornal de Negócios”. No entanto, o problema prende-se pelo tempo que Alcochete vai demorar a estar pronto: entre 2030 e 2036.

A apresentação de Alcochete esta semana como a opção mais viável já tinha sido revelada por Luís Marques Mendes no seu espaço habitual de comentário na “SIC Notícias”. A verdade é que, de acordo com o jornal “Eco”, o Campo de Tiro de Alcochete pode ser apresentado no debate quinzenal e a decisão final pode chegar no Conselho de Ministros.

O problema da solução Alcochete prende-se precisamente com o tempo que este demorará até estar pronto, o que irá pressionar ainda mais o aeroporto Humberto Delgado. Ora, o relatório de avaliação ambiental apontou que esta localização poderá ter uma pista operacional em 2030, mas o Governo admite que a conclusão será feita em 12 anos.

Atualmente, a Portela comporta até um máximo de 40 movimentos por hora, um número que Alcochete deve demorar a atingir. Por isso mesmo, e esperando-se um aumento da pressão, o executivo de António Costa determinou que o Humberto Delgado deve sofrer obras de melhoria, nomeadamente a ampliação do terminal 1, instalação de mangas, melhoria operacional do sistema de pista e implementação de um novo sistema de navegação pela NAV.

Tal como o “Jornal Económico” avançou no início do mês que a opção Alcochete estaria a ser submetida a ‘testes de stress’ de custos e ambientais. Isto depois da promessa da Aliança Democrática de uma decisão rápida sobre a localização do novo aeroporto

Importa ainda lembrar que, os dados revelados pela Comissão Técnica Independente, apontavam, em dezembro do ano passado, que o novo aeroporto em Alcochete ascendesse a 10 mil milhões de euros. Agora, cabe ao Governo de Montenegro fazer a avaliação e indicar o custo para a construção desta solução e o tempo previsto para a sua conclusão e entrada em funcionamento.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.