Graça Freitas: “Sporting – Gil Vicente? Decisão é da autoridade de saúde local”

Relativamente ao tempo de quarentena e se a DGS estaria a reavaliar este período, sobretudo em comparação com outros países onde o período de isolamento é mais curto, Graça Freitas deu alguma margem de manobra para que possa ser adotado o período de 10 dias em vez dos 14 dias agora estabelecidos.

Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, comentou esta quarta-feira a possibilidade de realização do jogo entre Sporting e Gil Vicente, marcado para o próximo sábado, enfatizando que a decisão será sempre da autoridade de saúde do local.

“A responsabilidade é da autoridade de saúde do local mas essa autoridade não está sozinha, pode sempre reunir com a regional e a nacional em caso de dúvida. Estamos a falar de surtos e vamos ter as pessoas divididas em vários grupos: infetados, que não jogam; pessoas em isolamento por contactos de alto risco e pessoas de baixo risco. A situação é complexa, estamos a fazer tudo para que a Primeira Liga avance. No cenário limite, o jogo será adiado”, sublinhou a responsável da DGS.

Relativamente ao tempo de quarentena e se a DGS estaria a reavaliar este período, sobretudo em comparação com outros países onde o período de isolamento é mais curto, Graça Freitas deu alguma margem de manobra para que possa ser adotado o período de 10 dias em vez dos 14 dias agora estabelecidos. “De facto, os dez dias são consensuais para casos positivos porque é mais fácil seguir o percurso de alguém que fez um teste do que acompanhar um contacto de um positivo. Começa a haver algum consenso à volta dos 10 dias, o que seria uma ótima notícia porque se encurtaria dos 14 para os 10 dias. Mas temos que ser cuidadosos para não aumentar o risco”, sublinhou.

Portugal regista mais 605 novos casos confirmados da Covid-19, num total de 65.626 casos totais, segundo os dados hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O país registou também três vítimas mortais nas últimas 24 horas, num total de 1.878 óbitos. As três mortes tiveram lugar na região de Lisboa. A maioria de novos casos teve lugar na região de Lisboa (290), seguida da região norte (201), do centro (53), do Alentejo (42), Algarve (18), e Madeira (1).

 

Relacionadas

Portugal com 605 novos casos e mais três óbitos

A DGS revelou hoje os dados diários da pandemia da Covid-19 em Portugal.
Recomendadas

Governo assume que estão pagos cerca de 60% dos fundos comunitários a empresas

A ministra da Coesão Territorial adiantou esta sexta-feira em Tondela que cerca de 60% dos seis mil milhões de euros de fundos comunitários para empresas do Portugal 2020 já estão pagos.

DBRS mantém notação da dívida soberana nacional em ‘BBB (alto)’ mas deixa avisos

A agência de notação financeira manteve a classificação atribuída à dívida soberana portuguesa, em linha com os elogios que havia deixado em julho sobre a capacidade nacional de fazer frente a uma crise do género.

Líbia anuncia levantamento das restrições à produção de petróleo

Depois de reduzir a produção de crude em 90% desde janeiro, fruto de um conflito entre os dois governos que reclamam autoridade no país, as duas fações anunciaram um acordo para retomar os níveis normais de produção, que contrasta com a posição da maioria dos exportadores de petróleo.
Comentários