A startup portuguesa Granter.ai, que se dedica a apoiar as pequenas e médias empresas (PME) a aceder a fundos comunitários e a integrar consórcios na Europa, anunciou esta semana – data em que completa um ano de atividade – que tem mais de 1.200 empresas inscritas na plataforma e um valor de 12 milhões de euros em candidaturas a fundos europeus.
No total, a empresa já angariou mais de 200 mil euros para os clientes, embora mais de 90% das candidaturas estão se encontrem à espera de aprovação.
A Granter.ai desenvolveu uma tecnologia para reduzir a burocracia associada às candidaturas a fundos e conta com especialistas para assessorar nestes processos. O trabalho desta empresa passa por reduzir o tempo e os custos de elaboração da candidatura, até porque a plataforma digital identifica automaticamente as oportunidades de financiamento adequadas à empresa em questão.
“Ao celebrarmos o nosso primeiro aniversário já conseguimos dizer, com confiança, que a Granter.ai está a resolver um problema real e com um alcance, no mínimo, europeu. Desde o início que temos uma visão clara: democratizar o acesso aos fundos europeus, ao reduzirmos a brutal carga burocrática e os elevados custos associados aos métodos de consultoria convencionais”, começa por dizer o cofundador e CEO da Granter.ai, em comunicado de imprensa.
“Ao longo deste ano, temos vindo a assistir à materialização dessa visão. Porém, acreditamos que apenas demos o primeiro passo. Nesta fase, o nosso maior desafio é criar confiança na utilização de Inteligência Artificial [IA] no tecido empresarial tradicional e, particularmente, num setor ainda tão pouco digitalizado. Sabemos que esta credibilidade virá, naturalmente, com o tempo e com bons resultados”, afirma Bernardo Seixas.
A Granter.ai registou um volume de negócios superior a 100 mil euros neste primeiro ano de operação. No entanto, há planos mais ambiciosos, que requerem capital. É por essa razão que, até ao final deste ano, a tecnológica de Lisboa planeia levantar uma ronda de investimento de 1,5 milhões de euros para expandir até outros mercados europeus, como Espanha, Alemanha e Itália, e aumentar a equipa.
“Uma empresa pode querer liderar um consórcio e tentar encontrar os seus parceiros ideais na Granter.ai, mas também pode querer apenas juntar-se a um consórcio já existente. Um dos primeiros procedimentos que adotamos foi solicitar que cada parceiro partilhasse as suas ideias para o consórcio, uma vez que estes dados alimentam o nosso modelo de IA para gerar automaticamente um esboço inicial do projeto, com base na visão de todos os parceiros”, acrescenta ainda o cofundador e diretor de Tecnologia, Bernardo Tavares.
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