A Greenvolt Comunidades e o Manie assinaram um acordo para disponibilizar energia renovável a 26 mil famílias em Portugal. A colaboração permite que os clientes do Manie integrem as 110 comunidades de energia da Greenvolt atualmente em funcionamento.
O modelo de negócio combina o serviço digital AutoSwitch do Manie — que monitoriza e seleciona tarifários de mercado — com o acesso à energia solar partilhada pela Greenvolt. Segundo as empresas, a solução possibilita uma redução média de 30% na fatura de eletricidade e visa conferir estabilidade aos preços perante a volatilidade do setor energético.
A iniciativa surge após um projeto-piloto realizado no ano passado, que identificou excedentes de produção em determinadas regiões. Com este acordo, o modelo é alargado a consumidores de todo o território nacional, incluindo aqueles que não possuem instalação própria de painéis solares.
José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades, afirma que a parceria simplifica o acesso ao autoconsumo coletivo. “Com esta parceria estendemos as vantagens das nossas comunidades de energia a um número muito significativo de famílias, de forma simples e direta. O autoconsumo coletivo tem um enorme potencial para envolver mais consumidores na transição energética, mesmo aqueles que não possam ter painéis solares nas suas casas, ao mesmo tempo que permite reduzir os custos da eletricidade e torná-los mais estáveis e previsíveis, fatores cada vez mais importantes, em especial na atual conjuntura”, diz.
Já André Pedro, cofundador do Manie, sublinha que a união entre a otimização de contratos e a geração local de energia acelera a transição energética das famílias. “Esta parceria com a Greenvolt Comunidades permite-nos reforçar o valor que oferecemos aos nossos clientes com o serviço AutoSwitch, combinando a otimização contínua do contrato de eletricidade com o acesso a energia renovável gerada e partilhada localmente. Para além disso, representa também um contributo importante para acelerar a transição energética e torná-la mais acessível para as famílias”, refere.
Atualmente, a Greenvolt Comunidades gere 110 unidades em Portugal, com uma capacidade instalada de 45 MWp e outros 60 MWp em fase de desenvolvimento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com