[weglot_switcher]

Greve geral na Catalunha obriga fábricas da Seat a parar

As três fábricas da Seat estão hoje fechadas devido à greve geral, afetando 8.500 trabalhadores da marca automóvel espanhola.
18 Outubro 2019, 11h17

A fábrica da Seat em Martorell, em Barcelona, está hoje parada devido à greve geral marcada por sindicatos independentistas para esta sexta-feira. A construtora de automóveis espanhola, que faz parte do grupo Volkswagen, em conjunto com os sindicatos decidiu suspender a produção da fábrica por receios que os trabalhadores não conseguissem chegar à fábrica pelos bloqueios de estradas e manifestações.

Outras duas fábricas da Seat na região também estão paradas hoje pelos mesmos motivos: Zona Franca e Seat Componentes, ambas em El Prat de Llobregat.

“Como empresa temos a responsabilidade de evitar que os nossos trabalhadores fiquem bloqueados entre a sua casa e o local de trabalho”, explicaram fontes da empresa à Europapress.

A fábrica de Martorell conta com sete mil trabalhadores. Já as outras duas fábricas da Seat contam com 1.500 trabalhadores.

A paragem desta sexta-feira vai afetar a produção de 3.500 automóveis, com a fábrica a tentar recuperar a produção até ao final do ano.

Os empresários da região temem que os protestos violentos dos últimos dias voltem a afetar a economia da região tal como aconteceu em 2017 quando teve lugar o referendo independentista.

A Foment del Traball pediu para que se evite a “destruição do capital” acumulado pela sociedade catalã. Esta patronal catalã pede ao Governo espanhol que deixe de apoiar mobilizações e ocupações como a que teve lugar no aeroporto de Barcelona na segunda-feira, segundo o El Mundo.

“Há um vazio de poder na Catalunha e é difícil encontrar uma liderança política eficiente. As pessoas estão muito nervosas e não há mensagens claras de solução do conflito, nem pontes com o Estado [espanhol] e pode ser que não venha a haver nos próximos seis meses”, segundo o secretário-geral da patronal Cecot, David Garrofe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.