Greve pode piorar tempos de espera para tirar o cartão do cidadão ou passaporte

A greve do Sindicato Nacional dos Registos vai ter lugar entre esta segunda-feira e a próxima sexta-feira, o que deverá agravar os tempos de espera para renovar documentos de identificação oficiais.

A greve do Sindicato Nacional dos Registos pode complicar a vida para quem vai tirar o cartão do cidadão ou o passaporte esta semana.

A paragem decretada pelo Sindicato Nacional dos Registos (SNR) vai ter lugar entre esta segunda-feira e a próxima sexta-feira, avança a TSF.

“Os serviços podem estar de porta aberta para serviços mínimos, urgentes, mas a maior parte dos atos como tirar um cartão de cidadão ou fazer um divórcio e agendar outros atos vai ter um grande constrangimento a nível nacional nesta semana a seguir à Páscoa”, disse à TSF Rui Cardoso do SNR.

O sindicato critica o sistema remuneratório do setor, assim como a falta de pessoal, apontando que faltam 1.500 trabalhadores nestes serviços, defendendo o seu reforço.

Os tempos de espera para renovar documentos de identificação oficiais chega a atingir os dois meses em alguns concelhos, chegando a ser superior em muitos outros.

No início de abril, as primeiras vagas disponíveis para vários dos maiores concelhos do país só existem para daqui a dois meses, como em Lisboa, Sintra, Oeiras, Almada, Setúbal, Amadora, Odivelas ou Matosinhos, segundo o site dos agendamentos eletrónicos do Instituto dos Registos e do Notariado, avançou a TSF a 5 de abril.

Este site foi criado há quatro meses com o objetivo de agendar a emissão ou renovação de documentos oficiais. No departamento de identificação civil da Boa Hora em Lisboa, é mesmo preciso esperar até outubro. Já na loja do cidadão de Odivelas é preciso aguardar até agosto. Já noutros concelhos, o tempo de espera é menor, como Porto, Felgueiras, Maia ou Penafiel.

A Associação Sindical dos Conservadores dos Registos alerta que faltam 1.500 trabalhadores nestes serviços e defende o seu reforço.

Renovar cartão de cidadão ou passaporte: tempo de espera atinge os dois meses

Ler mais
Relacionadas

Renovar cartão de cidadão ou passaporte: tempo de espera atinge os dois meses

Para pedir a emissão ou renovação de documentos oficiais, há departamentos onde é preciso esperar quatro meses ou até mesmo seis meses.
Recomendadas

Já há pessoas detidas no Estádio do Jamor

Este sábado, joga-se a final da Taça de Portugal, entre o Sporting e o FC Porto, com hora marcada para às 17:15.

ASAE apanha talhos a vender carne falsificada e estragada

As principais infrações registadas foram o abate clandestino, a venda de produtos alimentares estragados ou falsificados e a fraude sobre mercadorias, tanto em talhos de rua como em superfícies comerciais.

“Insulto covarde e indigno”. Sócrates reage às acusações de Patrick Monteiro de Barros sobre Berardo

Em reação à entrevista do ex-acionista do Grupo Espírito Santo ao Jornal Económico, o ex-primeiro-ministro nega que tenha tido “relações pessoais ou sociais próximas com Joe Berardo” nem ter discutido ou intervindo “em concessões de crédito da Caixa Geral de Depósitos a empresas dele”.
Comentários