As vendas dos grossistas de produtos alimentares para o segmento de hotelaria registaram uma faturação de 1.300 milhões de euros em 2022, um valor que significou um crescimento de 17,1% face ao ano anterior, segundo os dados do Informa D&B divulgados esta terça-feira, 28 de março.
De acordo com a Informa D&B este resultado deveu-se a uma evolução favorável da despesa das famílias na restauração, como o crescimento da atividade turística contribuíram para esta evolução tão significativa, sendo que “as previsões a curto prazo apontam para a continuidade da tendência de crescimento do negócio deste setor, embora a um ritmo mais baixo do que no ano anterior”.
Por outro lado, no ano de 2021 operavam no sector grossista de produtos alimentares um total de 8.888 empresas, uma ligeira redução de 0,4% face a 2020.
Cerca de 24% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, à frente das distribuidoras de bebidas, que ocupam o segundo lugar, representando cerca de 17% do total.
Por regiões, a zona Norte concentra o maior número de empresas deste sector, com cerca de 31% do total, enquanto o Centro e Lisboa acolhem perto de 27% e de 25% dos operadores, respetivamente.
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