[weglot_switcher]

Grupo Ageas muda de CEO. Entra Hans de Cuyper

A liderança do Grupo Ageas Portugal continua com o CEO, Steven Braekeveldt. O grupo entrou em Portugal através de uma parceria com o Millennium BCP e opera as marcas Médis e Ocidental.
31 Agosto 2020, 16h09

A Ageas, que está a operar em Portugal desde 2005, anunciou esta segunda-feira que Hans de Cuyper sucederá a Bart de Smet como CEO do grupo sediado em Bruxelas, com efeitos a partir de 22 de outubro de 2020. Isto porque, como recém-nomeado CEO, Hans será proposto como membro da comissão da Ageas, na assembleia-geral de acionistas, marcada para 22 de outubro próximo.

O actual CEO, Bart de Smet, passará a ser o chairman do grupo, substituindo Jozef de Mey. As alterações estão sujeitas às necessárias aprovações, anuncia o grupo segurador.

A liderança do Grupo Ageas Portugal continua com o CEO, Steven Braekeveldt. Em Portugal o grupo tem uma parceria com o grupo BCP e atua através das várias marcas comerciais Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo.

Em comunicado, o grupo Ageas diz que “com Hans de Cuyper, o atual CEO da subsidiária belga da Ageas – AG Insurance -, a seguradora nomeia um líder experiente e gestor de pessoas com um vasto conhecimento do Grupo e do setor segurador”.

“Através de vários cargos de direção de alto nível, tanto na Ásia como na Bélgica, Hans está extremamente bem equipado para reunir o melhor de ambas as culturas e para liderar com sucesso a Ageas na próxima fase do seu desenvolvimento”, defende a empresa.

Hans juntou-se à seguradora em 2004 como Diretor de Gestão de Seguros da Ásia em Hong Kong. Em 2007, mudou-se para a Malásia como Chief Financial Officer na Etiqa Insurance & Takaful, a joint venture entre Maybank e Ageas. De 2011 a 2013, foi diretor executivo da Etiqa e membro da comissão executiva do Maybank, o principal banco da Malásia. Em setembro de 2013 regressou à Bélgica para assumir o cargo de diretor financeiro da AG Insurance, subsidiária belga da Ageas. Desde 1 de outubro de 2015, Hans ocupa o cargo de diretor executivo da AG Insurance e consequentemente CEO do mercado belga dentro do grupo.

Bart de Smet, o CEO cessante e futuro presidente do conselho de administração, diz que  teve “uma incrível equipa de pessoas” atrás de si, e juntos cumpriram as suas promessas. “Ao aceitar o papel de presidente do Grupo Ageas, congratulo-me com o facto de continuar a fazer parte da história de crescimento da Ageas e de testemunhar ainda mais sucesso nos próximos anos”, afirma.

“Estes são tempos emocionantes na nossa indústria, e também tempos desafiantes para a sociedade, mas estou confiante de que sob a liderança de Hans continuaremos a entregar o que os nossos stakeholders esperam de nós”, diz ainda o gestor.

Bart de Smet juntou-se à empresa em 1998 como membro da comissão de gestão da Fortis AG (atual AG Insurance) com a responsabilidade de Gestão de Benefícios. Em 2005, assumiu o comando do negócio não-vida e do canal de Mediadores na Fortis Insurance Belgium, assumindo o cargo de CEO da Fortis Insurance Belgium em 2007. Em junho de 2009 tornou-se CEO da Fortis, que foi renomeada Ageas em 2010. “Sob a sua liderança, os legados da crise financeira foram resolvidos e Ageas transformou-se num grupo de seguros internacional forte e independente”, contextualiza o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.