O Grupo Bacalhôa anunciou uma reorganização estratégica na sua equipa de Enologia que visa reforçar a sua posição no mercado nacional e internacional. Esta mudança é liderada pelo CEO do Grupo Bacalhôa Luís Ferreira, que assumiu funções no passado mês de dezembro.
Neste contexto, o Grupo Bacalhôa cria a nova Direção de Relações Institucionais, liderada por Vasco Penha Garcia, que coordenou a área de enologia do Grupo Bacalhôa nas últimas décadas. “Esta nomeação reforça o compromisso do Grupo Bacalhôa em estreitar laços com parceiros estratégicos e instituições, aproximando-nos ainda mais dos principais protagonistas comerciais do setor, sem perder de vista a nossa visão e a gestão estratégia”, refere o grupo em comunicado.
“O profundo conhecimento do Vasco Penha Garcia sobre o setor, aliado à sua vasta e diversificada experiência, será uma mais-valia no planeamento estratégico, na gestão de oportunidades e na garantia da responsabilidade ética do grupo, contribuindo para o nosso posicionamento e projeção a nível nacional e internacional”, refere o grupo produtor de vinhos.
No âmbito da reorganização, Francisco Antunes é o novo Diretor de Enologia do Grupo Bacalhôa. Francisco Antunes recebeu o prémio de Melhor Enólogo em 2006, atribuído pela Essência do Vinho, e o prémio de Enólogo do Ano em 2023, pela revista Grandes Escolhas, e assume agora a liderança da equipa de enologia com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade e excelência dos vinhos Bacalhôa.
O grupo do setor vitivinícola diz que esta reorganização “reflete o compromisso da empresa em inovação e excelência”.
Presente em sete regiões vitivinícolas portuguesas, com um total de 935 hectares de vinhas, 33 castas diferentes e quatro centros vínicos (adegas), a Bacalhôa distingue-se no mercado pela sua dimensão e pela autonomia, superior a 70% de produção própria.
A cada uma das entidades que constituem o Grupo Bacalhôa – Bacalhôa Vinhos de Portugal; Aliança Vinhos de Portugal e Quinta do Carmo, corresponde um centro de produção com características próprias e um património com intrínseco valor cultural.
Na lista de enólogos do Grupo Bacalhôa constam Filipa Tomaz da Costa; João Ramos; Magda Costa; e Rui Vieira.
O CEO do Grupo Bacalhôa, salienta que “estas mudanças estratégicas reforçam o compromisso do Grupo Bacalhôa com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade e com o reforço desta nova geração de Enólogos na equipa de Enologia, estamos preparados para
enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, mantendo o legado das gerações anteriores, quer na
tradição de excelência na produção de vinhos, quer no compromisso de crescimento e transformação”.
“Sendo a inovação um dos maiores desafios do nosso setor, estamos certos de que esta equipa dará continuidade à missão de posicionar
a Bacalhôa na vanguarda do vinho português, reforçando a nossa modernidade e capacidade de marcar a agenda do setor”, conclui Luís Ferreira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com