[weglot_switcher]

Grupo Brisa conclui aquisição da empresa francesa Axxès

A integração da Axxès com a Via Verde posiciona o Grupo Brisa como um dos líderes europeus em serviços de mobilidade, segundo a empresa. Eduardo Ramos, CEO da Via Verde e membro da Comissão Executiva do Grupo Brisa, assumirá o cargo de Chairman da Axxès. Frédéric Lepeintre continuará a desempenhar funções como Presidente e CEO da Axxès. Pedro Mourisca, atualmente administrador da Via Verde, é nomeado Administrador Executivo da Axxès, com a função de CFO.
portagens
27 Novembro 2025, 11h19

O Grupo Brisa concluiu a aquisição de 100% do capital social e dos direitos de voto da empresa francesa Axxès, um dos principais fornecedores de serviços de portagem eletrónica para camiões, autocarros e outros veículos de mercadorias na Europa.

O valor do negócio não foi divulgado.

A Brisa diz que esta operação consolida a Via Verde como “um dos maiores prestadores de serviços de portagem eletrónica na Europa, especialmente no segmento de veículos pesados, reforçando o compromisso do Grupo com a descarbonização da mobilidade”.

António Pires de Lima, CEO do Grupo Brisa, diz que “a conclusão desta aquisição representa um passo importante na execução do nosso plano estratégico, afirmando a Via Verde como líder europeia em serviços de mobilidade. A Axxès traz-nos uma plataforma inovadora e uma presença reforçada no segmento de veículos pesados, totalmente alinhada com os nossos objetivos de descarbonização.”

“Esta combinação fortalece a oferta de soluções interoperáveis do Grupo, simplificando a mobilidade e reduzindo custos para operadores de transporte e logística em toda a Europa”, acrescenta a Brisa.

Marca da Axxès será mantida

Eduardo Ramos, CEO da Via Verde e membro da Comissão Executiva do Grupo Brisa, assumirá o cargo de Chairman da Axxès. Frédéric Lepeintre continuará a desempenhar funções como Presidente e CEO da Axxès. Pedro Mourisca, atualmente administrador da Via Verde, é nomeado Administrador Executivo da Axxès, com a função de CFO.

“Com todas as condições habituais de conclusão cumpridas, incluindo aprovações regulatórias, a Axxès continuará a operar sob a sua própria marca, gestão e enquadramento regulatório, ao mesmo tempo que reforça o portefólio internacional do Grupo Brisa, que já inclui duas empresas operacionais nos Países Baixos”, revela a empresa.

Fundada em 2005 e sediada em Lyon, a Axxès opera em 14 países europeus, incluindo França, Alemanha, Itália, Áustria, Polónia e Portugal, processando anualmente mais de mil milhões de euros em transações.

A Brisa diz que os principais pontos fortes da Axxès incluem uma plataforma de portagem e gestão de frotas de última geração, fortes capacidades de inovação e uma base de clientes diversificada, servida diretamente ou através de parceiros comerciais.

Com 125 colaboradores, a Axxès oferece uma gama abrangente de soluções de gestão de mobilidade, além dos seus serviços centrais de portagem para veículos pesados.

 

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.