O Grupo DHL, do setor da logística, apresenta o seu planeamento estratégico para a segunda metade da década. “Com a Estratégia 2030 – Acelerar o Crescimento Sustentável, a empresa esforça-se por obter um aumento de 50% das receitas até 2030, em comparação com 2023. O Grupo DHL tem como objetivo desbloquear todo o seu potencial de crescimento através de iniciativas divisionais e do Grupo. As divisões de negócio do Grupo continuarão a concentrar-se nas suas atividades principais rentáveis, enquanto estimulam a expansão do negócio através da excelência do serviço. O plano é promover o crescimento sustentável através de iniciativas desenvolvidas em geografias e sectores industriais em expansão e investir no e-commerce. O Grupo DHL irá também melhorar a experiência do cliente nos pontos de contacto digitais. Com a Estratégia 2030, o Grupo DHL reforça o seu compromisso com a descarbonização e tem como objetivo alinhar as estruturas jurídicas e de gestão para garantir uma configuração divisional simples”, refere em comunicado.
“Estamos numa posição ideal para aproveitar as oportunidades de crescimento num mundo em constante mudança, graças à nossa carteira equilibrada e diversificada. Queremos crescer mais rapidamente e de forma mais rentável, enquanto descarbonizamos a nossa atividade. Iremos reforçar a nossa posição de liderança no mercado da logística global, com uma forte ênfase na qualidade e na satisfação das necessidades dos segmentos industriais em rápido crescimento”, refere Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL, citado pelo comunicado.
Nos últimos cinco anos, a Estratégia 2025 – Oferecer Excelência num Mundo Digital “conduziu eficazmente o Grupo DHL através dos desafios globais, incluindo a pandemia, as perturbações na cadeia de abastecimento e as tensões geopolíticas. O Grupo DHL ultrapassou muitos desafios e tornou-se um empregador, um fornecedor e um investimento de excelência, conquistando os objetivos do Roteiro ESG introduzidos em 2021”.
Num ambiente complexo e volátil, o setor da logística também está a mudar. “As tensões geopolíticas estão a redefinir o panorama do comércio global e as empresas estão a trabalhar ativamente para criar cadeias de abastecimento mais resistentes, sendo que a luta contra as alterações climáticas e as mudanças demográficas das equipas contribuem para uma complexidade adicional. Embora estas mudanças na indústria apresentem novos desafios, o forte historial do Grupo DHL e o seu contributo global permitem ao grupo aproveitar oportunidades significativas de crescimento adicional”. A DHL pretende alavancar os seus pontos fortes com as seguintes iniciativas do Grupo, que impulsionarão tanto o crescimento geral do negócio como o das cinco divisões: Ciências da Vida e Cuidados de Saúde; Nova energia; Era de crescimento; E-commerce; e Vendas online.
Como empresa de logística global, com o objetivo de descarbonizar o seu negócio até 2050, “o Grupo DHL integra a sustentabilidade na sua estratégica existente de três linhas de base, tornando a sustentabilidade a quarta linha estratégica denominada “Green Logistics of Choice”. A empresa pretende utilizar a sua experiência para apoiar os clientes na descarbonização das suas cadeias de abastecimento, adquirindo assim quotas neste mercado em evolução. As iniciativas correspondentes incluem parcerias estratégicas e intensificação dos esforços de descarbonização para garantir, entre outras coisas, uma mistura de 30% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) até 2030”.
Para reduzir a complexidade e apoiar a sua agenda de crescimento, o Grupo DHL pretende alinhar a sua complexa estrutura jurídica com a sua comprovada estrutura de gestão. Embora a estrutura da empresa, composta por cinco divisões – Express, Global Forwarding/Freight, Supply Chain, eCommerce e Post & Parcel Germany – seja simples e clara, a estrutura jurídica subjacente é muito mais complexa e parcialmente sobreposta. O alinhamento tem por objetivo reduzir a complexidade e criar uma estrutura mais flexível e ágil.
A simplificação inclui o estabelecimento da Post & Parcel Germany e do e-commerce como entidades empresariais autónomas, comparáveis a todas as outras entidades. O nome “Deutsche Post AG” continuará a ser utilizado para as atividades da Post & Parcel Germany. Esta medida técnica não se destina a introduzir quaisquer alterações de fundo na carteira do grupo, nos acordos salariais e de proteção, nas responsabilidades de gestão ou noutros compromissos jurídicos. A sua aplicação demorará cerca de um a dois anos.
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