[weglot_switcher]

Grupo Dia fatura 826 milhões de euros em Portugal

O volume de negócios atingido resulta numa queda de 3,6% em termos comparáveis. A totalidade do grupo faturou 7.650 milhões de euros, um aumento de 3,1%.
25 Janeiro 2024, 10h17

A operação portuguesa do Grupo Dia atingiu vendas brutas de 202 milhões de euros no quarto trimestre de 2023, menos 1,4% em termos comparáveis, tendo a operação encerrado o ano com vendas brutas de 826 milhões de euros, um aumento de 3,6% em termos comparáveis.

O grupo encerrou o exercício de 2023 com vendas brutas sob insígnia de 7.650 milhões de euros, com um aumento das vendas comparáveis de 3,1% em relação a 2022 – um pouco menos que as vendas em Portugal.

“O Grupo Dia encerrou um ano de desafios e de clara relevância para o rumo dos seus negócios. Num cenário de incerteza como o que vivemos, vemos claramente que a nossa aposta na proximidade permitiu-nos cumprir um compromisso histórico da Dia: ser um aliado da poupança das famílias. A partir daqui, agradeço à nossa equipa, franqueados e fornecedores pelo seu esforço e compromisso para tornar o nosso roteiro uma realidade e por partilharem a nossa paixão pelo cliente”, diz Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia, citado em comunicado.

As vendas brutas da Dia em Espanha aumentaram 6,3% no último trimestre de 2023, para 1.246 milhões de euros, “o que constitui o sétimo trimestre consecutivo de crescimento comparável”. Em Espanha, destaca-se o aumento de 26% nas vendas online no último trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022, impulsionado pelo lançamento da nova plataforma de comércio eletrónico, com o novo site dia.es e a aplicação Dia.

Na Argentina, o grupo refere que consolidou a sua posição em 2023 como o segundo operador do mercado a nível nacional e líder na cidade de Buenos Aires, onde concentra as suas operações.

Em 2023, “o foco da empresa foi o de completar o ‘tourn around’ do negócio em Espanha e na Argentina, acelerar o crescimento do seu comércio eletrónico e expandir a rede de franqueados. O compromisso com a proximidade levou a empresa a fechar o ano com vendas brutas sob insígnia de 1.983,8 milhões de euros no quarto trimestre e 7.649,7 milhões de euros para o ano inteiro, com um aumento de 3,1% nas vendas comparáveis (like-for-like) em comparação com 20222”, reforça o comunicado.

Em Espanha, a empresa alcançou um aumento de 9,4% nas vendas brutas sob insígnia em 2023, para os 4.855,8 milhões de euros, com um aumento das vendas comparáveis de 10,7% durante o exercício financeiro. O desempenho em Espanha consolida o aumento da sua quota de mercado numa base comparável e confirma a solidez da transformação.

Na Argentina, a empresa alcançou um volume de vendas brutas sob insígnia de 1.886 milhões de euros e consolidou a sua posição como segundo operador no mercado nacional e líder na cidade de Buenos Aires, apesar do contexto macroeconómico negativo que pesou no último trimestre do ano.

A operação no Brasil continua a ser fortemente afetada pelo contexto do mercado, afetado pela deflação alimentar que desencadeou uma concorrência acrescida e pela agressividade promocional do sector retalhista.

No final de dezembro, o Grupo Dia contava com 2.880 lojas a operar sob o novo modelo, 73% da rede (excluindo as lojas Clarel e as da Dia Portugal). Por países, Espanha conta com 2.002 lojas a operar sob o novo modelo, 86% da rede; a Argentina com 863, 82% da rede; e o Brasil com 15 (3% do total).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.