Grupo dono dos Hotéis Tivoli lança OPA sobre a espanhola NH

Segundo diversos jornais espanhóis especializados em assuntos económicos, o anúncio foi hoje formalizado pela Minor Hotels à CNMV, entidade espanhola que regula o mercado de capitais no país vizinho.

O grupo tailandês Minor Hotels Group, dono da cadeia de hotéis Tivoli em Portugal, vai lançar uma OPA – Oferta Pública de Aquisição sobre a totalidade do grupo espanhol NH Hoteles.

Segundo diversos jornais espanhóis especializados em assuntos económicos, o anúncio foi esta segunda-feira, 11 de junho, formalizado pela Minor Hotels à CNMV, entidade espanhola que regula o mercado de capitais no país vizinho.

O preço proposto pela Minor é de 6,40 euros por cada ação da NH, o que pressupõe um prémio de 0,79% face à cotação de fecho dos títulos da NH na sessão de bolsa precedente à concretização da primeira compra de ações da NH por parte do grupo tailandês, a 22 de maio passado.

Nessa ocasião, a Minor Hotels, comprou 3,6% da NH ao fundo de investimento Oceanwood por um valor avaliado em cerca de 90 milhões de euros.

No entanto, diversos órgão de comunicação social espanhóis avançam que, nesta altura, a Minor já detém 10,2% da NH Hoteles, além do acordo estabelecido com o grupo chinês HNA, um acionista indireto da TAP, para adquirir uma posição suplementar que varia entre 25,2% e 26,5% do grupo hoteleiro espanhol, de acordo com as diversas versões da imprensa espanhola.

Segundo as informações hoje veiculadas, essa operação deverá decorrer em duas fases, esperando os responsáveis da Minor Hotels que esta transação esteja concluída em meados de setembro.

A OPA propriamente dita deverá durar entre três e cinco meses a partir de agora.

Com as posições já garantidas através da compra das participações do fundo Oceanwood e do HNA, a Minor Hotels deverá ter a OPA assegurada, uma vez que estabeleceu como patamar de sucesso atingir entre 51% e 55% do capital da NH Hoteles.

A NH gere neste momento cerca de 370 hotéis e apresentou no final da sessão bolsista de hoje uma capitalização bolsista de cerca de 2.200 milhões de euros.

Com esta aquisição, o Minor Hotels Group passará a gerir mais de 540 hotéis na Ásia, Oceânia, Médio Oriente, África, Europa e América Latina.

O Minor Hotels entrou em Portugal em fevereiro de 2016 com a aquisição da cadeia Tivoli Hotels & Resorts, antes detida pelo GES – Grupo Espírito Santo,  por um montante anunciado de 294,2 milhões de euros.

A NH Hoteles detém em Portugal três unidades hoteleiras, duas em Lisboa – NH Campo Grande, com 88 quartos – e NH Collection Lisboa Liberdade, com 83 quartos e suites – e uma no Porto – NH Collection Porto Batalha, com 107 quartos e suites – num total de cerca de 280 quartos e suites.

 

 

 

 

 

 

Ler mais
Recomendadas

Constâncio volta à mira dos deputados com omissões sobre créditos a Berardo debaixo de fogo

Ex-governador do Banco de Portugal volta a ser inquirido pelos deputados esta terça-feira, depois de notícias de que teve conhecimento prévio do financiamento da Caixa Geral de Depósitos a Joe Berardo para comprar ações do BCP, informação que terá omitido na primeira audição. Vítor Constâncio já negou que tenha tido um papel preponderante neste crédito, que se revelaria ruinoso para o banco público.

Respostas Rápidas: Como o Novo Banco registou perdas de 1.869 milhões em 2018 com os ativos do mecanismo

O Fundo de Resolução explica as dúvidas sobre o Mecanismo de Capitalização Contingente usado para recapitalizar o Novo Banco. O valor a pagar ao abrigo do CCA em 2019 e referente ao ano 2018, de 1.149 milhões, resulta da comparação entre o valor acumulado das perdas nos ativos CCA e o valor da insuficiência de capital do banco face aos níveis acordados. O valor acumulado das perdas era maior: 1.870 milhões depois do pagamento de 792 milhões pelo Fundo em 2018.

Prazo para subscrever às “Obrigações TAP 2019-2023” termina esta terça-feira

Com este empréstimo obrigacionista lançado no dia 3 de junho, a TAP pretende levantar 200 milhões de euros. As obrigações têm uma maturidade de quatros anos e oferecem uma rentabilidade de 4,375% por ano. Os resultados da operação serão conhecidos esta quarta-feira, dia 19.
Comentários