O Grupo Odgers Berndtson, multinacional de origem britânica, lançou esta quarta-feira, 27 de setembro, uma nova empresa em Portugal na área de Boards e Corporate Governance,a Odgers Berndtson Board Solutions.
O seu principal foco será contribuir para a melhoria da Governança Corporativa dos Boards em Portugal, através da adoção de boas práticas de Governance, “que funcionarão como elementos-chave para que as empresas estejam mais bem preparadas para os desafios presentes e futuros”, avança o grupo em comunicado.
A empresa que é liderada por Nuno Fernandes, tem olhos postos no futuro do mercado empresarial português. A Odgers Berndtson Board Solutions pretende focar-se em quatro linhas de serviço. O Board Search: recrutamento dos administradores certos com as competências certas para os Boards enfrentarem os desafios estratégicos do futuro; o Board Assessment: avaliação profissional e independente da eficácia dos Boards, ao nível do seu propósito, estrutura e processos, composição, dinâmica de funcionamento e liderança; o Board Consulting: serviços de consultoria e assessoria aos Boards, nomeadamente desenho de modelos de governo, esquemas de compensação, processos de onboarding e programas de desenvolvimento individual e coletivo e o Advisory Boards: constituição integral de Advisory Boards em termos da sua missão, estrutura, modelo de governo, dinâmica de funcionamento e recrutamentos dos melhores advisors para lidarem com objetivos específicos definidos.
Nuno Fernandes, o Managing Partner da nova empresa, foi Presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal e Dean da Católica. É atualmente Professor Catedrático na IESE Business School, membro do Conselho de Auditoria do Banco Europeu de Investimentos e consultor de diversas empresas internacionais. Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria e formação de executivos, e passou por funções em algumas das mais conceituadas business schools mundiais, tais como o IMD (Suíça) ou a IESE (Espanha).
“Através da Odgers Berndtson Board Solutions pretendemos elevar a adoção de boas práticas de Governance e o search das pessoas certas, potenciando o desempenho e a criação de valor nas empresas”, segundo Nuno Fernandes, Managing Partner da Odgers Berndtson Board Solutions.
“Trabalhar a Governança Corporativa, com práticas de gestão sólidas, é assim uma oportunidade para as empresas, e pessoas que a gerem, de ganharem escala e notoriedade global”, acrescenta Nuno Fernandes no comunicado.
“Através da adoção de boas práticas de Governance, que funcionarão como elementos-chave para que as empresas estejam mais bem preparadas para os desafios presentes e futuros. Esta oferta única de soluções integradas, permite combinar as melhores práticas de Governo Corporativo com a profunda experiência de Search global do talento certo para os Boards, com o objetivo de acelerar o crescimento sustentável das empresas”, lê-se na nota.
“O Grupo Odgers Berndtson conta com uma longa experiência internacional como Trusted Advisor de Boards. Em Portugal, a criação da Odgers Berndtson Board Solutions, é o passo lógico para responder à nossa estratégia de crescimento com uma oferta integrada de soluções de Liderança aos nossos clientes”, destaca no comunicado Luís Sítima, Managing Partner do Grupo Odgers Berndtson em Portugal. “Boards fortes, independentes e bem geridos criam um significativo valor às organizações. O clima de incerteza e a maior exigência na liderança empresarial, vão reforçar ainda mais a relevância e o impacto dos Boards no futuro”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com