[weglot_switcher]

Grupo Rodilla chega a acordo para a aquisição da Padaria Portuguesa

Para o Grupo Rodilla, um dos grupos de restauração mais relevantes em Espanha, com cerca de 300 estabelecimentos, esta é a primeira operação em Portugal e a segunda a nível internacional, após a sua entrada em Miami em 2019.
7 Maio 2025, 22h38

O Grupo Rodilla, que integra as marcas de restauração Rodilla, Hamburguesa Nostra, Vaca Nostra, Café de Indias e Jamaica, chegou a um acordo para adquirir 100% da cadeia A Padaria Portuguesa, uma das principais marcas de restauração em Portugal.

A notícia de que a cadeia portuguesa estava à venda foi avançada em primeira-mão pelo Jornal Económico.

Para o Grupo Rodilla, um dos grupos de restauração mais relevantes em Espanha, com cerca de 300 estabelecimentos, esta é a primeira operação em Portugal e a segunda a nível internacional, após a sua entrada em Miami em 2019.

O Grupo Rodilla irá implementar um plano de crescimento para a cadeia portuguesa, com o objetivo de reforçar o seu caráter português e impulsionar a sua expansão internacional.

A Padaria Portuguesa é uma cadeia de padarias e pastelarias conta com 84 lojas e duas fábricas, e tem como acionistas de referência Nuno Carvalho, presidente executivo, e José Diogo Quintela.

O Haitong Bank intermediou a operação que está sujeita à aprovação da AdC (Autoridade da Concorrência).

Para o Grupo Rodilla, com mais de 85 anos de história e pertencente à Damm, esta é a operação internacional mais relevante realizada até à data, sendo também a primeira em território português.

O valor do negócio não foi revelado.

Após a aprovação da operação pela AdC (Autoridade da Concorrência), o Grupo Rodilla diz que “irá concentrar-se em assegurar um período de transição cuidado, mantendo o foco na gestão das equipas e nas operações diárias da empresa. Paralelamente, irá implementar um plano de crescimento para a cadeia portuguesa, com o objetivo de reforçar a identidade portuguesa da marca e impulsionar a sua internacionalização#.

Nuno Carvalho, fundador e CEO da cadeia, diz que continua a ver A Padaria Portuguesa “como um verdadeiro diamante em bruto, com um enorme potencial de crescimento. Encontrámos no Grupo Rodilla as características ideais – nomeadamente solidez financeira, competências de gestão, valores familiares e um forte enfoque no desenvolvimento das pessoas – para acelerar o ciclo de investimento e expansão da marca, cujo cenário natural de atuação passa agora a ser a Península Ibérica, levando-a a novos patamares”.

“Sinto um enorme orgulho por ter criado e desenvolvido uma marca que se tornou uma das mais relevantes do país e, muito importante, com grande reconhecimento internacional. Este sucesso é fruto de uma década e meia de muito trabalho, sempre com um forte foco no consumidor, levado a cabo por uma equipa extraordinária, por quem tenho uma enorme admiração e eterna gratidão. O investimento que a empresa fez no seu capital humano e na construção de uma equipa forte e coesa foi determinante para o sucesso alcançado”, refere.

Por sua vez, María Carceller Arce, CEO do Grupo Rodilla, diz que “tanto A Padaria Portuguesa como o Grupo Rodilla partilham valores fundamentais, sendo empresas familiares que oferecem produtos de elevada qualidade e um serviço excecional aos seus clientes. No Grupo Rodilla valorizamos a proximidade, bem como o caráter artesanal na produção diária dos nossos produtos, com matérias-primas da mais alta qualidade – uma filosofia que se alinha perfeitamente com a da cadeia portuguesa.

“A Padaria Portuguesa tem sido um caso de sucesso desde a sua fundação e, no Grupo Rodilla, estamos empenhados em continuar a impulsionar o seu crescimento. Esta união fortalecerá a nossa missão de proporcionar experiências excecionais aos nossos clientes”, conclui a CEO.

A cadeia portuguesa foi fundada há 15 anos por Nuno Carvalho e é especialista na produção de uma ampla gama de produtos de padaria e pastelaria de alta qualidade, bem como em menus de almoço e saladas. Atualmente, emprega cerca de 1.000 pessoas e possui 84 lojas na Grande Lisboa e no Grande Porto, que se irão juntar aos cerca de 300 pontos de venda do Grupo Rodilla. Além disso, A Padaria Portuguesa conta com duas fábricas, em Lisboa e no Porto, onde produz os seus produtos com elevados padrões de qualidade. A empresa soma em todas as áreas de negócio mais de 1.000 colaboradores, cujo destino será decidido pelos novos acionistas.

A Damm, presidida por Demetrio Carceller Arce e fundada em 1876 pelo mestre cervejeiro alsaciano August Kuentzmann Damm, é atualmente uma das principais empresas do setor alimentar e de bebidas, com presença também nos setores da restauração, logística e distribuição capilar.

Com presença em mais de 130 países, a empresa possui 17 fábricas na Península Ibérica e uma no Reino Unido, onde produz e embala cerca de 21 milhões de hectolitros de cerveja, água, refrigerantes, leite e batidos. Em 2023, a faturação atingiu os 2.061 milhões de euros, e o número total de colaboradores era de 5.765 no final do ano.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.