[weglot_switcher]

Grupo Sonae adquire portuguesa ZU através da Musti

A intenção é fortalece posição no mercado europeu ao concentrar negócios da Sonae dedicados a animais de estimação. Grupo multinacional líder nos países nórdicos e bálticos alarga assim a sua presença a Portugal.
5 Dezembro 2025, 10h15

A Musti chegou a acordo com a MC para proceder à aquisição da ZU, a marca portuguesa de retalho de produtos e cuidados para animais de estimação. A operação permite reforçar a posição da Musti enquanto grupo multinacional líder nos países nórdicos e bálticos “e com uma posição de referência em Portugal, gerando vendas agregadas de cerca de 470 milhões de euros”, refere o grupo em comunicado. Para a ZU, este passo “representa o início de um novo ciclo, que sucede a um capítulo bem-sucedido de desenvolvimento e consolidação potenciado pela MC”.

Com esta integração, “a Sonae fica com a atividade no setor ‘pet care’ concentrada numa unidade de negócio, o que se enquadra na estratégia de criação de valor para o portefólio, promovendo sinergias e alavancando competências, nomeadamente explorando o potencial do ecossistema do Grupo para assegurar o contexto e os recursos mais adequados ao desenvolvimento de cada área de negócio”.

João Dolores, CFO da Sonae, afirma, citado pelo comunicado: “a concentração na Musti das nossas atividades de retalho e cuidados para animais de estimação reforça a posição do Grupo neste mercado, proporcionando claras sinergias e benefícios de escala. A MC potenciou o desenvolvimento da ZU nos últimos anos de forma notável, posicionando agora a insígnia para um novo ciclo de crescimento, alavancado na manutenção da ligação ao ecossistema MC e na experiência da Musti neste segmento de retalho”.

A ZU é uma marca portuguesa de retalho de produtos e cuidados para animais de estimação, que conta com 65 lojas em Portugal, 24 das quais com clínica veterinária integrada, estando até aqui integrada na MC. As lojas vão continuar a operar sob a insígnia ZU e mantêm-se todos os benefícios atuais para os clientes, incluindo os do ecossistema do Cartão Continente. No futuro, a integração das operações vai permitir aos consumidores portugueses beneficiarem das inovações da Musti, com os produtos e serviços desenvolvidos a serem integrados na oferta em Portugal.

O grupo Musti passa a contar com uma rede de mais de 480 lojas de retalho e clínicas veterinárias e com uma equipa superior a 2.300 profissionais, que servem mais de 2 milhões de clientes em sete países. O grupo é líder nos países nórdicos, onde opera com as marcas ‘Musti ja Mirri’ na Finlândia, ‘Arken Zoo’ na Suécia e Musti na Noruega, bem como nos países bálticos, onde opera com a marca ‘Pet City’ na Estónia, Letónia e Lituânia. O grupo está agora também presente diretamente em Portugal.

“A estratégia da Musti prevê o crescimento nos países onde já está presente, bem como a exploração de oportunidades em novos mercados. O grupo aposta na inovação, oferecendo produtos de qualidade, bem como em serviços distintivos e essenciais para os animais de estimação, disponibilizando as competências da sua equipa especializada”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.