Guerra de gasolineiras espanholas em Portugal. A Disa vai ultrapassar a Cepsa em número de postos com a compra das estações da Q8, uma marca detida pela KPI – Kuwait Petroleum Internacional.
A empresa que detém os postos das marcas Shell e Prio vai está atualmente empatada com a rival espanhola (256 cada uma).
Mas a compra aos portugueses do grupo Vapo (que gere os postos da marca do Kuwait) vai permitir aumentar o número de postos da Disa para um total de 312.
Assim, torna-se na segunda gasolineira espanhola com mais postos em Portugal, apenas atrás da Repsol que conta com 472, num país que conta com mais de 2.650 postos de abastecimento, segundo contas do “El Confidencial”.
Ao contrário dos seus restantes rivais, a Disa apenas distribui combustíveis, não os produzindo, não tendo refinarias como a Galp em Portugal ou a Cepsa e Repsol em Espanha.
A compra pela Disa da CPCPC – Companhia Portuguesa de Comércio de Produtos Combustíveis, S.A. encontra-se atualmente a ser avaliado pela Autoridade da Concorrência. Os canários também vão comprar aos portugueses a Favoritehome – Imobiliária.
A Galp domina o mercado nacional com quase um terço dos postos (28%), seguida da Repsol (18%), BP (17%), Cepsa (10%), Prio (9%), segundo dados da Marktest relativos a 2020.
A Disa, sediada nas Canárias, comprou em 2020 a gasolineira portuguesa Prio, que, além dos postos, também produz biocombustíveis e conta com um terminal de armazenagem de combustíveis no porto de Aveiro.
A sua expansão em Espanha teve lugar em 2004 quando comprou os mais de 330 postos da Shell, com a Repsol a comprar esta rede em Portugal (300 postos).
Em 2023, a Disa registou lucros acima de 271 milhões de euros. O grupo está presente em Espanha, Portugal, Andorra, Portugal, Chile e Uruguai.
Além dos combustíveis, a Disa também produz e distribui bebidas, através da cervejeira Damm e da subsidiária desta, Fonte Salem.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com