Guterres pede ambição no combate contra alterações climáticas

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, desafiou hoje os Estados a transmitirem “mensagens ambiciosas” alinhando os objetivos climáticos com o trabalho científico para que a temperatura não ultrapasse os 1,5 graus até ao final do século.

No último dia da Cimeira do Clima (COP25) que decorre em Madrid, António Guterres alertou, através da rede social Twitter, que é preciso coordenar esforços.

O apelo é acompanhado de um registo vídeo com a duração de um minuto e que foi gravado durante os trabalhos da cimeira.

Guterres pede também um forte “espírito de compromisso” necessário para uma “conclusão satisfatória” dos regulamentos do Acordo de Paris.

Apesar de a presidente da COP25, a ministra do Meio Ambiente do Chile, Carolina Schmidt, pretender um acordo entre todos os países participantes, é possível que as divergências que ainda se verificam venham a prolongar as negociações durante todo o dia e, provavelmente, até ao período da noite.

Recomendadas

Arranjar o telemóvel em vez de o substituir. Eurodeputados querem dar “direito à reparação” aos consumidores

A resolução do Parlamento Europeu sobre um mercado único europeu mais sustentável em termos económicos e ambientais foi aprovada esta quarta-feira, em sessão plenária, com 395 votos a favor, 94 contra e 207 abstenções.

Comissão Europeia: “Experiência de Portugal vai ser valiosa para nós. Vai liderar a transição na Europa”

O comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius considera que dada a experiência de Portugal em matérias ambientais, a pasta da presidência do Conselho da UE para o primeiro semestre de 2021 vai ficar em boas mãos. “Estou muito otimista em relação à presidência de Portugal no próximo ano”, afirmou.

Termoelétrica de Sines: Matos Fernandes garante formação a 400 trabalhadores

A menos de dois meses para o encerramento da central termoelétrica de Sines, o ministro do Ambiente e da Ação Climática frisou que os cerca de 400 trabalhadores desta central serão alvos de formação para que possam integrar nos projetos de energia solar que estão a ser desenvolvidos.
Comentários