[weglot_switcher]

Há 4.572 intermediários de crédito autorizados pelo Banco de Portugal

A maioria dos intermediários de crédito atuam no comércio, manutenção e reparação de automóveis e motociclos e cerca de um quinto atua no imobiliário.
  • Cofre no Banco de Portugal
25 Setembro 2019, 13h02

Existem 4.572 entidades que estão registadas na lista dos intermediários de crédito do Banco de Portugal (BdP), estando, por isso, devidamente autorizados pelo supervisor a vender produtos de crédito de instituições de crédito, apurou o Jornal Económico junto de fonte do setor financeiro.

De acordo com a lei atualmente em vigor, o acesso à atividade de intermediário de crédito depende de autorização e de registo junto do Banco de Portugal.

O número cresceu desde julho deste ano. Segundo a Sinopse das Atividades de Supervisão Comportamental do primeiro semestre de 2019, em julho o BdP tinha autorizado 4.402 entidades a prestarem serviços de intermediação de crédito.

A grande maioria (3.315) dos intermediários de crédito atua por conta e sob responsabilidade das instituições mutuantes, isto é, a título vinculado. Neste caso, o intermediário de crédito funciona como o rosto da instituição de crédito, vendendo os seus produtos financeiros.

Há, no entanto, 18 instituições financeiras que também atuam como intermediários de crédito. São eles o Banco CTT, o BPI, o Banco Carregosa, a Sonae Financial Services, a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo de Mafra, o Santander Totta, a CGD, o Banco Best, o BiG, o Abanca, o ActivoBan, a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo da Chamusca, a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo de Leiria, o BBVA, o Bankinter e a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo de Bombarral.

A maior parte dos intermediários de crédito a operar no país são de nacionalidade portuguesa, embora existam sete de origem francesa, seis do Reino Unido e três holandeses. Mas, os intermediários de crédito autorizados noutro Estado-membro da União Europeia apenas podem comercializar crédito hipotecário em Portugal e foram todos registados na categoria de intermediário de crédito não vinculado

Maioria dedica-se à venda e intermediação de crédito automóvel

A maioria dos intermediários de crédito exerce esta atividade a título acessório, destacando-se a venda e reparação de automóveis.

Por atividade económica, 51,6% das intermediários de crédito divulgadas pelo BdP (4.422) atuam no comércio, manutenção e reparação de automóveis e motociclos.

Em segundo lugar, surgem os intermediários de crédito no imobiliário, que representam 20,7% do universo total.

A encerrar o pódio, surgem os intermediários de crédito que se dedicam ao comércio a retalho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.