Existem 4.572 entidades que estão registadas na lista dos intermediários de crédito do Banco de Portugal (BdP), estando, por isso, devidamente autorizados pelo supervisor a vender produtos de crédito de instituições de crédito, apurou o Jornal Económico junto de fonte do setor financeiro.
De acordo com a lei atualmente em vigor, o acesso à atividade de intermediário de crédito depende de autorização e de registo junto do Banco de Portugal.
O número cresceu desde julho deste ano. Segundo a Sinopse das Atividades de Supervisão Comportamental do primeiro semestre de 2019, em julho o BdP tinha autorizado 4.402 entidades a prestarem serviços de intermediação de crédito.
A grande maioria (3.315) dos intermediários de crédito atua por conta e sob responsabilidade das instituições mutuantes, isto é, a título vinculado. Neste caso, o intermediário de crédito funciona como o rosto da instituição de crédito, vendendo os seus produtos financeiros.
Há, no entanto, 18 instituições financeiras que também atuam como intermediários de crédito. São eles o Banco CTT, o BPI, o Banco Carregosa, a Sonae Financial Services, a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo de Mafra, o Santander Totta, a CGD, o Banco Best, o BiG, o Abanca, o ActivoBan, a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo da Chamusca, a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo de Leiria, o BBVA, o Bankinter e a Caixa de Crédito Agrícola de Mútuo de Bombarral.
A maior parte dos intermediários de crédito a operar no país são de nacionalidade portuguesa, embora existam sete de origem francesa, seis do Reino Unido e três holandeses. Mas, os intermediários de crédito autorizados noutro Estado-membro da União Europeia apenas podem comercializar crédito hipotecário em Portugal e foram todos registados na categoria de intermediário de crédito não vinculado
Maioria dedica-se à venda e intermediação de crédito automóvel
A maioria dos intermediários de crédito exerce esta atividade a título acessório, destacando-se a venda e reparação de automóveis.
Por atividade económica, 51,6% das intermediários de crédito divulgadas pelo BdP (4.422) atuam no comércio, manutenção e reparação de automóveis e motociclos.
Em segundo lugar, surgem os intermediários de crédito no imobiliário, que representam 20,7% do universo total.
A encerrar o pódio, surgem os intermediários de crédito que se dedicam ao comércio a retalho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com